Essa é a Associazione Sportiva Roma S.p.A, abreviada como A.S. Roma ou simplesmente Roma, um clube esportivo italiano da cidade de Roma, na Itália.
Fundada em 1927, a equipe capitolina se constituiu graças à fusão de três das equipes de futebol da cidade: a Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma. Tal decisão foi tomada tendo em vista o desejo do secretário da Federação Romana no Partido Nacional Fascista, membro do CONI e presidente da Fortitudo Pro Roma. O então secretário deu a ideia de haver uma equipe esportiva que portasse o nome da cidade de Roma e que pudesse ambicionar maiores resultados.
O mesmo aconteceu em Florença, Nápoles e Bari, outras cidades italianas que deram vida, através de suas fusões, a sociedades de grandes dimensões para sustentar o futebol profissional nestas regiões, que já era praticado no norte italiano, o que lhes garantia a dominação do futebol.
Da fusão também faria parte a Società Sportiva Lazio, mas esta ficou fora do acordo após a intervenção do general fascista Giorgio Vaccaro, presidente do clube alviceleste, que se opôs à vontade do secretário romano do PNF.
A Roma participou praticamente de todos os campeonatos da elite italiana (à exceção de 1951-52), vencendo 3 edições do Campeonato Italiano, 9 da Copa da Italia e 2 da Supercopa Italiana.
Na Europa, os melhores resultados obtidos foram as vitórias na Fairs Cup na temporada 1960-61 e do Torneio Anglo-Italiano de 1972, além de uma final de UEFA Champions League perdida contra o Liverpool em 1984 e outro revés em uma final de Copa UEFA em 1991 ante a Internazionale. Além disso, foi a campeã da primeira temporada da Confederence League da UEFA, em 2021/22.
Hoje o clube é um dos membros da Associação dos Clubes Europeus - ECA, que substituiu o G-14, e é composta pelos principais clubes de futebol reunidos em consórcio a fim de obter uma tutela comum dos direitos esportivos, legais e televisivos, frente à FIFA, sendo uma das três equipes italianas (junto com seus rivais Lazio e Juventus) a ser cotada na bolsa de valores.
Time fabricado pela Brianezi no final dos anos 90. Esse eu comprei com marcas e cicatrizes de antigas pelejas, mas consegui refazer a arte de quatro deles. O número 6 está trincado, mas continua jogando muito bem.
Comentários
Postar um comentário