OLYMPIQUE DE MARSEILLE, DA FRANÇA

Essa é a nossa versão do Olympique de Marseille, vencedor da UEFA Champions League da temporada 1992/1993, até hoje o único clube francês a vencer a Champions.

A Liga dos Campeões da UEFA de 1992–93 foi a 38ª edição da competição e o primeiro com novo formato. Foi a segunda edição com a fase de grupos envolvendo oito equipes, sendo quatro em cada grupo. Ainda assim, o formato da competição daquela época era bem diferente do atual.

Contou com uma fase preliminar onde 8 times se enfrentaram em partidas eliminatórias duplas (jogos de ida e volta). Os 4 vencedores desses confrontos passaram para a Primeira Fase da competição se juntando às maiores equipes do continente. Nesta fase 32 times se enfrentaram em partidas eliminatórias duplas (ida e volta). Depois disso, os 16 vencedores se enfrentaram na Segunda Fase em partidas eliminatórias duplas (jogos de ida e volta). 

Os 8 vencedores foram divididos em dois grupos para a Fase de Grupos da competição, onde se enfrentaram em turno e returno dentro dos grupos. Os clubes foram divididos assim: Grupo A, Marseille (França), Rangers (Escócia), Club Brugge (Bélgica) e CSKA Moscou (Rússia). Grupo B: Milan (Itália), IFK Göteborg (Suécia), Porto (Portugal) e PSV (Países Baixos).

Dessa fase saíram os dois finalistas, Olympique de Marseille e Milan. A final foi disputada em 26 de maio de 1993 no Estádio Olímpico em Munique na Alemanha, com vitória do Marseille por 1x0, gol do zagueiro marfinense Bolli, aos 43 minutos do primeiro tempo.

O artilheiro da competição foi o atacante brasileiro Romário, do PSV Eindhoven, com 7 gols marcados. O Marseille teve dois vice-artilheiros com 6 gols, Franck Sauzée e Alen Bokšić, assim como o Marco Van Basten, do milan, também com 6 gols.

Até hoje o Olympique de Marseille é o único clube francês a vencer a UEFA Champions League.

Comentários