TUNA LUSO, DO PARÁ


A Tuna Luso Brasileira é um clube esportivo brasileiro da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Surgiu como um conjunto musical, iniciando a sua trajetória esportiva em 1906. Entre seus departamentos destacam-se o remo, a natação e o futsal, nos quais a Tuna detém inúmeras conquistas. Todavia, é o futebol o maior responsável pelo reconhecimento do clube no cenário esportivo nacional.

Foi fundada em 1903 com o nome de Tuna Luso Caixeral por 21 portugueses tendo à frente o “Caixeiro” Manoel Nunes da Silva que, ancorado no porto de Belém, comandava sua orquestra que entoava canções para amenizar a saudade de Portugal. Assim foi a origem do nome Tuna, termo utilizado em Portugal para se referir a um grupo musical de jovens, Luso em homenagem à pátria distante e Caixeral representando a categoria econômica dos fundadores (caixeiros – comerciantes).

De sua fundação até o ano de 1906 a Tuna difundia apenas músicas, chegando a contratar a famosa orquestra portuguesa Antônio Lobo. O esporte chegou ao clube da Tuna no ano de 1906 quando foi criado o departamento náutico, aproveitando a extinção do Yole Club e do Syrio. Nesta época a Tuna esteve entre dos melhores clubes brasileiros no Remo, conquistando inclusive um deca-campeonato paraense, que lhe rendeu o apelido de “Rainha do Mar”.

Atualmente, a Tuna é a terceira força do futebol paraense, somente atrás de Clube do Remo e Paysandu Sport Club, seus rivais históricos. Entre os seus principais títulos no futebol, já foi dez vezes campeã paraense, a última vez em 1988, além de possuir dois títulos de divisões de acesso do Campeonato Brasileiro: o Campeonato Brasileiro Série B de 1985, a primeira conquista nacional de um clube da Região Norte, e o Campeonato Brasileiro Série C de 1992.

Atualmente disputa o campeonato estadual, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.

Nossa versão foi montada com arte própria sob lentes de 45mm.