Essa é a seleção alemã-oriental de futebol, que representava a Alemanha Oriental nas competições de futebol da FIFA, UEFA e COI. Classificou-se para apenas uma Copa do Mundo, em 1974, quando por uma incrível coincidência, acabou enfrentando (e vencendo) a Alemanha Ocidental.
Embora a República Democrática Alemã tenha surgido em 1949, a seleção da Alemanha Oriental fez sua estreia oficial somente em 1952. Como já dissemos acima, participou de apenas uma Copa do Mundo, em 1974, quando fez uma partida histórica contra a então seleção da Alemanha Ocidental e venceu por 1 a 0, gol de Jürgen Sparwasser. A equipe utilizava camisas e meias brancas assim como a seleção ocidental, mas adotou o azul ao invés do preto na cor dos calções. O azul era a cor da juventude do Partido Socialista Unificado da Alemanha. Seu uniforme reserva consistia na combinação inversa ao do principal e foi consagrado ao ser utilizado na vitória sobre a Alemanha Ocidental em 1974, passando a ser o uniforme titular depois desse jogo. Terminou a competição sexto lugar.
Nos Jogos Olímpicos teve melhor sorte: ganhou uma medalha de ouro em 1976 (em Munique, na então Alemanha Ocidental), uma de prata em 1980 e duas de bronze em 1964 e 1972. Venceu também a Pequena Taça do Mundo (com o nome de Taça Cidade de Caracas) em 1975. Além disso, obteve o 3º lugar no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1987.
Com a reunificação da Alemanha em 1990, a seleção oriental fundiu-se à ocidental. O último jogo da Seleção Alemã-Oriental de Futebol realizou-se em 12 de setembro de 1990 numa partida contra a Seleção da Bélgica em Bruxelas, com uma vitória de 2 a 0 para os alemães orientais, ambos os gols de Matthias Sammer nos últimos 15 minutos de jogo.
Comentários
Postar um comentário