CEREZO OSAKA, DO JAPÃO

Esse é o Cerezo Osaka, sediado na cidade de Osaka, Japão. Seu nome "Cerezo" é uma referência em espanhol às cerejeiras, um dos símbolos da cidade.

Chamada originalmente de Yanmar Diesel, a equipe foi criada em 1957 como um time da empresa Yanmar, sendo uma das fundadoras originais da extinta Japan Soccer League. Com quatro títulos da liga japonesa conquistados, mas foi rebaixada em 1990.

Em 1993, o clube se junta ao Osaka Football Club Ltd., adotando o nome de Cerezo, após um concurso público. Como já dissemos, o nome vem do espanhol, que é a árvore das cerejas e Osaka é a capital das cerejeiras. Em 1994, ganhou o campeonato da JFL e foi promovido à J-League em 1995. Isso coincidiu também com a chegada à final da Copa do Imperador, onde foi derrotado pelo Bellmare Hiratsuka.

Em 2001, terminou no último lugar e foi relegado a Liga J2, onde terminou a temporada de 2002 em segundo, retornando ao J1 em 2003. 

Em 2005 o Cerezo Osaka quase foi campeão da J-League. Liderou durante certo período e na partida final, em disputa com o FC Tokyo, o time estava a poucos minutos de conquistar o título quando o  empatou a partida aos 89 minutos, e uma série de outros resultados fizeram com que a equipe terminasse em 5 º lugar e visse o arquirrival Gamba Osaka, originalmente formado por jogadores da Yanmar Club, o time B da Yanmar Diesel, como o vencedor do campeonato.

A equipe do Cerezo retornou ao J2 para a temporada 2007 depois de terminar em penúltimo lugar em 2006. Nesta época o clube contou com o treinador Levir Culpi, que trouxe uma nova filosofia a equipe, retornando o acesso, e tornando Levir um dos ídolos do clube. Em 2009, o time foi promovido e retornou à primeira divisão.

Time confeccionado com arte própria, única e original sob lentes transparentes de 45mm. Uniforme rosa, com detalhes florais e lente azul escura. Já fizemos outros clubes japoneses por aqui como o Shonan Bellmare, o Sanfrecce Hiroshima, o Kashima Antlers, o Cerezo Osaka e o Tokyo FC. Será que com esses 5 times já dá pra fazer uma J-League? Veja mais detalhes:


Comentários