O Escuela Municipal Deportivo Binacional é um clube de futebol peruano, leva esse nome por estar situado bem próximo à fronteira com a Bolívia, no Altiplano Andino.
Fundado em 2010, o Binacional apareceu pela primeira vez no cenário peruano em 2017, quando foi vencedor da Copa Perú, uma espécie de segunda divisão no país, jogando na cidade de Juliaca, a 3.900 metros acima do mar, onde o clube é praticamente imbatível.
Devido a baixa capacidade de seu estádio, em seu primeiro ano na divisão de elite peruana, o clube precisou mandar seus jogos em outra cidade, há "apenas" 2.300 metros de altitude, por isso fez uma campanha mediana, conseguindo uma vaga na Copa Sul-Americana.
Depois de uma série de reformas no estádio Guillermo Briceño, porém, conseguiu levar os jogos para a sua sede nas alturas no ano seguinte, voltando a se destacar. Na campanha do título de 2019 foram 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota jogando como mandante no torneio, um aproveitamento na casa dos 84%.
Jogando na altitude, a equipe venceu o Apertura, primeiro turno do Campeonato Peruano de Futebol de 2019 e vai jogar a Copa Libertadores da América de 2020. Para efeito de comparação, os números decaem absurdamente quanto a equipe é visitante.
Comentários
Postar um comentário