Fundado em 1886 por estudantes ingleses simpatizantes Blackburn Rovers, o Grasshopper Club é o maior vencedor do futebol suíço, tendo o maior número de títulos conquistados nesse país. Em competições europeias o melhor resultado do Grasshopper Club veio em 1978 quando o time de Zurique, cidade germanófoba de um país trilíngue, fez grande campanha e chegou às semifinais da Copa da UEFA, sendo eliminado pelo time do Sporting Club de Bastia (França).
Atualmente, além de sua equipe de futebol, o clube conta com equipes profissionais competitivas e em categorias inferiores no remo, hockey sobre gelo, hockey sobre grama, handball, tênis, curling, rugby, squash, floorball e futebol de praia.
Quatro passagens do Grasshopper Club pelo Brasil ficaram marcadas. Uma foi quando o time suíço veio disputar a Copa Rio de 1952, competição intercontinental de clubes da época, que teve como campeão o Fluminense. Em 1986 esteve em São Paulo, enfrentando o Corinthians, com placar de 3 a 0 para o clube paulista. Logo depois passou por Florianópolis, enfrentando o Avaí, com placar de 1 a 1. Em 1993 quando venceu o Flamengo por 2 a 0 em jogo amistoso no Estádio da Gávea. Em 1999 o clube esteve em Porto Alegre enfrentando o Internacional em partida amistosa, na reestreia de Dunga pelo clube gaúcho, em 26 de janeiro, com vitória de 3 a 0 para o Internacional.
O Grasshopper já venceu o campeonato suíço de futebol 27 vezes, sendo a última em 2002/03. Desde então viu seu rival FC Basel vencer 11 vezes, o FC Zürich venceu 3 e o Young Boys venceu as duas últimas edições. O Grasshoppers também venceu a Copa da Suíça 19 vezes, sendo a última em 2013.
Comentários
Postar um comentário