Essa é a Unione Sportiva Avellino 1912, um clube de futebol italiano da cidade de Avellino que jogou por dez temporadas seguidas na Série A nas décadas de 1970 e 80, mas atualmente disputa a Serie D.
O clube foi fundado como U.S. Avellino em 1912 para dar à cidade de Avellino um representante do futebol, esporte que vinha crescendo muito na época. A história inicial do clube é bastante obscura, pois eles só competiam em torneios regionais. Competiu na IV Divisione de 1913 até depois da Segunda Guerra Mundial, o equivalente de hoje à Série D italiana.
Foi promovido à Serie B em 1973 e chegou à Serie A pela primeira vez em 1978, onde permaneceu por 10 anos consecutivos entre as temporadas de 1978/79 até 1987/88, ocupando um lugar no meio da tabela para a maioria dessas temporadas. Seu melhor resultado foi o 8º em 1986/87, com uma equipe estrelada por Angelo Alessio, Paolo Benedetti, Franco Colomba e o brasileiro Dirceu.
Além do meia Dirceu, o Avellino contou com os brasileiros Batista e Juary durante seus 10 anos de Série A. Por coincidir com o início de uma época de destaque do futebol italiano, contando com jogos transmitidos no país, o clube chegou a ter suas versões de futebol de botão produzidos pelas antigas Brianezi e Crak´s.
O clube foi rebaixado na temporada 1987/88 e voltou a oscilar entre a segunda e terceira divisão italiana, voltando a enfrentar dificuldades financeiras, por isso passou por duas grandes reinicializações: uma vez, em 2009, quando faliu, e depois, em 2018, quando foi excluído da Série B. Em ambos os casos, novos clubes foram fundados para ingressar na Série D, onde permanece até hoje.
A nova versão foi montada em lentes de 42mm no melhor estilo retrô, com emblema antigo e arte inspirada nos antigos Brianezi de duas faixas.
Comentários
Postar um comentário