RIO BRANCO FC, DE RIO BRANCO-AC

sse é o Rio Branco Football Club, conhecido por Rio Branco ou Estrelão, um clube poliesportivo brasileiro, sediado na cidade de Rio Branco, no estado do Acre.

O Rio Branco foi fundado em 1919, em uma reunião ocorrida no Eden Cine Theatro (no local do Cine Teatro Recreio), na Rua 17 de Novembro no 2º Distrito da cidade de Rio Branco. O nome do clube foi proposto em louvor à cidade e ao Barão do Rio Branco. Após eleita a primeira diretoria, o clube recebeu a doação de um terreno no local onde hoje está situada a Praça Plácido de Castro. O terreno doado consistia em uma área de mata nativa, que em poucos dias foi substituída por um campo de terra batida para, mais tarde, tornar-se a sede social do clube.

A primeira partida oficial disputada pelo Rio Branco ocorreu no dia 14 de julho de 1919, com vitória por 5 a 0 sobre o Militar Foot-Ball Club, equipe da Polícia Militar do estado. O primeiro uniforme do Rio Branco era totalmente branco, com uma grande estrela vermelha no local do distintivo da camisa.

No dia 18 de julho de 1920, o Rio Branco faria sua primeira partida intermunicipal, com vitória sobre a Seleção de Xapuri pelo placar de 1x0. O ano de 1919 marca o início dos campeonatos no Acre . Promoveu a disputa de um torneio, a Liga Torneio Initium, no dia 9 de julho daquele ano. O Rio Branco sagrou-se campeão, vencendo o Acreano por 10x0 e o Ypiranga por 2x0.

Ainda em seu primeiro ano de existência, o Rio Branco disputou mais alguns amistosos e o primeiro torneio da Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET), onde venceu todos os jogos, faturando o primeiro título do estado. 

Em 1920, o Rio Branco continuaria a colher louros no futebol, mas conheceria no último jogo do ano o amargo sabor da derrota que tanto impunha aos rivais. Depois de vencer oito jogos seguidos, o Rio Branco perdeu a última partida por 3x1 para o Catuaba FC, mas mesmo assim foi o campeão.

No ano de 1921 é criada a Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET). O Rio Branco foi um de seus fundadores, juntamente com o Acreano Sport Club e o Ypiranga Sport Club. No dia 24 de Julho de 1921, teve início o primeiro campeonato oficial da LAET, disputado em dois turnos. No primeiro, o Rio Branco goleou o Acreano por 4x0 e o Ypiranga por 8x0. No segundo turno, novamente ganhou de 4x0 do Acreano e de 4x0 do Ypiranga.

Nas décadas de 30 e 40, o Rio Branco reinava absoluto no futebol do Acre, conquistando nada menos do que 12 títulos estaduais, entre 1935 e 1947, sendo onze deles organizados pela LAET e o primeiro campeonato organizado pela Federação Acreana de Desportos (FAD) (criada em 1947). Na anos 1950, o clube faturou mais cinco títulos estaduais.

Entre 1964 e 1970, o Rio Branco amargou um jejum de títulos, algo incomum para um clube acostumado com conquistas. A torcida teve que esperar até 1971 para comemorar outro campeonato.

Suas principais conquistas consistem em 47 títulos do Campeonato Acreano e três títulos de campeão da Copa da Amazônia. O Rio Branco é o único clube da região norte do Brasil que já disputou uma competição oficial sul-americana. Ganhou a vaga ao vencer a Copa Norte de 1997, que na época dava uma vaga na Copa Conmebol. 

Em 2011 o clube foi excluído da Série C do Brasileirão e iniciou uma disputa judicial contra a CBF, voltando à Série C por meios judiciais em 2013. Na época a entrada inesperada na competição associada à falta de planejamento e falta de patrocinadores agravou a situação financeira do clube, e isso se refletiu no campo, fazendo com que o Estrelão realizasse sua pior participação na competição, sendo novamente rebaixado para a Série D, onde permanece até hoje.

Time confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários