GRÊMIO ESPORTIVO NOVORIZONTINO, DE NOVO HORIZONTE-SP

Esse é o Grêmio Esportivo Novorizontino, um clube de futebol da cidade de Novo Horizonte, interior do estado de São Paulo, fundado em 1973 e que encerrou suas atividades em 1999. O Grêmio Novorizontino atual foi fundado em 2010 e apesar de manter quase o mesmo emblema e as mesmas cores, é um outro clube.

Fundado no dia 11 de março de 1973, com o nome de Pima Futebol Clube, era formado na época, em sua maioria, por funcionários de uma fábrica de calçados que levava o nome de Pima. Essa escola-fábrica assistia crianças carentes em forma de orfanato. As cores amarelo e preto são originárias das cores da fábrica. 

O primeiro uniforme do Pima FC era idêntico ao do São Paulo FC, porém, em lugar da faixa horizontal vermelha existia uma faixa amarela. Depois este foi substituído pelo uniforme com listras horizontais em amarelo e preto.

Em 1976, depois de brilhar no futebol amador, a diretoria resolveu inscrever o time no profissionalismo, colocando-o na 3ª divisão do Campeonato Paulista. Como não poderia se chamar Pima, o presidente Arneldo Sauressing, que era gaúcho, resolveu homenagear o Grêmio de Porto Alegre, colocando o nome "Grêmio Esportivo Novorizontino".

Foi sob a gestão do Dr. Jorge Ismael de Biasi que o clube chegou ao vice-campeonato paulista de 1990,  escrevendo um dos capítulos mais bonitos da sua história ao disputar a famosa Final Caipira do Paulistão contra o Bragantino, final essa que contou com três futuros Tetra-Campeões mundiais pela Seleção Brasileira: Paulo Sérgio, Márcio Santos e Mauro Silva. 

Além dos já citados Paulo Sérgio e Márcio Santos, nessa época o clube revelou ótimos jogadores como Maurício (goleiro do Corinthians), Helder, Alessandro Cambalhota (ambos do Santos), Luís Carlos Goiano (do Grêmio de Porto Alegre) e outros.

Em 1994, a família Chedid assumiu o clube, e durante sua administração o Novorizontino sofreu um declínio, culminando em rebaixamentos, crise financeira e o encerramento das atividades em 1999.

O clube que atualmente disputa o Campeonato Paulista com o nome de Grêmio Novorizontino foi fundado em 2010, e embora represente a cidade de Novo Horizonte e na prática seja uma continuação do antigo GEN, oficialmente o clube atual é considerado outra agremiação.

Comentários