CLUBE ATLÉTICO SÃO PAULO (SPAC), DE SÃO PAULO

Também conhecido por seu antigo nome, São Paulo Athletic Club (SPAC), esse é o primeiro clube campeão paulista de futebol, torneio disputado e vencido no ano de 1902. É também o clube onde atuava o famoso Charles Miller, considerado até hoje o responsável pela introdução do futebol no Brasil.

O Campeonato da Liga Paulista Foot-Ball de 1902 foi a primeira edição de uma competição entre clubes de futebol paulistanos filiados à LPF, a primeira entidade criada no Brasil e a organizar um torneio da modalidade. É o primeiro evento esportivo reconhecido oficialmente pela FPF como um Campeonato Paulista de Futebol. Disputado entre 3 de maio e 26 de outubro daquele ano, sua edição pioneira contou com a participação de cinco equipes fundadoras da Liga Paulista de Futebol: São Paulo Athletic, Paulistano, Mackenzie, Internacional e Germânia. O SPAC foi o campeão ao empatar com o Paulistano em pontos. No jogo desempate, venceu por 2 a 1, com 2 gols do Charles Miller.

O clube foi fundado em 1888 por engenheiros da recém construída São Paulo Railway e outros comerciários da cidade, com a ideia de fundar um clube social-esportivo, onde poderiam disputar seu jogo predileto, o críquete, bem como compartilhar horas de lazer com as famílias. Assim nasceu o SPAC, considerado o clube mais antigo da cidade de São Paulo. Charles Miller era o filho de um desses funcionários da São Paulo Railway e depois de voltar da Inglaterra, onde estudou e jogou futebol, foi trabalhar na mesma empresa, organizou as primeiras partidas de futebol no país e se associou ao SPAC.

O clube é reconhecido como o primeiro time a praticar futebol no país, tendo iniciado essas atividades a partir de 1895. Venceu por quatro vezes o Campeonato Paulista, incluindo a já citada edição inaugural desse que é o primeiro torneio de futebol jogado no Brasil.

O SPAC ganharia seu quarto e último título em 1911. Em 1912 disputou seu último Paulistão. Segundo o historiador oficial do SPAC, John Mills, um profissionalismo não-oficial já havia se instituído na Liga, que oficialmente ainda era amadora. O estatuto do clube pregava o amadorismo completo, e, por não aceitar participar do falso amadorismo vigente preferiu abandoná-la definitivamente. Atualmente, mantém uma sede social e uma equipe de rugby, esta tida como umas das mais importantes do Brasil.

O SPAC, porém, não vive somente do futebol, e é considerado o clube que introduziu os jogos de rúgbi, hóquei sobre grama, squash e badminton no Brasil. Também foi um dos primeiros lugares onde se jogou tênis. Vários sócios do SPAC, entre eles Charles Miller, também foram conselheiros em 1924 da recém fundada Federação Paulista de Tênis.

Você pode ler mais sobre a história do clube no site deles. Clique aqui.

Arte própria sob lentes de 45mm.

Charles Miller em destaque. Na época em que ele atuava, os jogadores não usavam número nas camisas. Como ele sempre foi descrito como centro avante, tomei a liberdade de dar a camisa 9 pra ele.

Comentários