ITUANO FC, DE ITÚ-SP

Esse é o Ituano Futebol Clube, da cidade de Itu-SP, campeão paulista em 2002 e 2014. Foi fundado em 1947 por empresários da Estrada de Ferro Sorocabana, estabelecida em Itu, com o nome de Associação Atlética Sorocabana. Em 1960, o clube mudou o nome para Ferroviário Atlético Ituano, e em 1990 mudou seu nome para Ituano Futebol Clube.

A equipe de Itu começa a empolgar a torcida a partir de 1984, realizando boas campanhas na Segunda divisão estadual, enchendo o Estádio Municipal Novelli Junior. Em 1989, o então Ferroviário é Campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, ascendendo a divisão principal no ano seguinte. Essa campanha movimenta a cidade de Itu, pois pela primeira vez as grandes equipes do estado iriam jogar na cidade. Para homenagear o feito, o comediante Simplício da A Praça é Nossa criou um personagem chamado Rosauro, um garoto que vem com um boné e uma camisa do time em suas aparições no humorístico.

No início dos anos 1990, o Ituano revelou o seu maior jogador, o meia Juninho Paulista, atualmente seu Gestor, que posteriormente foi vendido ao São Paulo. Após descessos e acessos, em 1999 o Galo passa a ser administrado pelo empresário Oliveira Junior. Com isso, o clube passa a contar com uma melhor estrutura, e forma uma equipe competitiva em 2001, conquistando novamente o acesso à divisão principal do estadual.

Em 2002 o Galo de Itu consegue o seu maior feito na História até então: conquista o Campeonato Paulista, mas sem a participação dos grandes clubes da capital paulista, que disputavam o Torneio Rio-São Paulo. Nesse mesmo ano o Ituano conquista a Copa Paulista, e em 2003 o Campeonato Brasileiro da Série C. No final de 2006 o empresário Oliveira Junior se retira do Ituano e com sua saída o clube  entra em uma grande decadência.

Em 2010 o grande ídolo Juninho Paulista se aposenta e passa a comandar a gestão o clube. Após uma reestruturação, em 2014, sob o comando do técnico Doriva, o Galo de Itú conquista o bicampeonato Paulista, desta vez enfrentando os grandes do estado. Fazendo boa campanha na primeira fase passou em 2º no grupo B deixando o Corinthians fora da fase de mata-mata, nas quartas de final em jogo único a equipe empatou em 0–0 com o Botafogo em Ribeirão Preto, vencendo nos pênaltis por 4–1, na semi-final também em jogo único surpreendeu o Palmeiras no Pacaembu vencendo por 1–0 com o gol de Marcelinho. Na final disputada em dois jogos, ambos no Pacaembu, o Ituano levou a melhor diante do Santos, vencendo o primeiro jogo por 1–0 com o gol de Cristian, na partida de volta o Santos devolveu o placar, nas penalidades o Ituano venceu por 7–6 e sagrou-se campeão paulista pela segunda vez em sua história, tornando-se o único time do interior bicampeão do estado.

Em 2019, após 11 anos, o Galo subiu pra Série C após vencer o jogo de ida nas quartas contra o Itabaiana por 3-1, no jogo de volta, perdeu de 1-0 mas conseguiu o acesso.

Montado com arte própria sob lentes de 45mm, representando o time campeão de 2014.

Comentários