CERRO PORTEÑO, DO PARAGUAI

Esse é o Club Cerro Porteño, uma agremiação de futebol paraguaia fundada em 1912, na cidade de Assunção. É um dos principais clubes do Paraguai, o segundo em número de títulos, possuindo um grande número de torcedores.

Fundado por um grupo de 31 jovens que se reuniam na cidade de Assunção para jogar futebol, hoje o clube tem 32 conquistas do Campeonato Paraguaio, sendo o Cerro o segundo clube mais vencedor do país. 

Logo em 1913, o Cerro Porteño levantaria a taça inaugural de sua sala de troféus. Uma campanha perfeita levou o clube à conquista do Campeonato Paraguaio na era amadora. Antes da era profissional, o Cerro venceria a competição em mais três oportunidades: 1915, 1918 e 1919. Após esse período, a equipe ficaria muito tempo afastada das competições nacionais, pois os campeonatos pararam em virtude da Guerra do Chaco e da Revolução Liberal.

O regresso do maior torneio do Paraguai aconteceria somente em 1935, quando a liga passou a ser profissional. Assim como na fase amadora, o Cerro começou com tudo e, logo na primeira temporada de disputa, tornou-se campeão. A maior seqüência de títulos do clube começaria no ano de 1939. Naquela temporada, o clube iniciaria a conquista do tricampeonato paraguaio. O mesmo feito seria repetido na década de 70, com a conquista da competição em 1972, 1973 e 1974.

De 1990 até ao presente, o Cerro é o clube que mais conquistou títulos no Paraguai.

Arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários