Corumbaense Futebol Clube é uma agremiação futebolística do estado de Mato Grosso do Sul. Sua sede administrativa se localiza na cidade de Corumbá. Carinhosamente chamado de Carijó da Avenida.
É o time mais antigo da Região Centro-Oeste do Brasil em atividade, foi fundado em 1 de janeiro de 1914, sendo por muitos anos a base da seleção amadora de Mato Grosso. Antes do profissionalismo, que surgiu em 1972 em Campo Grande, Corumbaense, Marítimos e Riachuelo se consagraram nos campeonatos amadores do Mato Grosso.
Em 1984, foi campeão pelo estado de Mato Grosso do Sul e no ano seguinte participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro sendo rebaixado no mesmo ano, ficando em na última posição (41º lugar) na tabela.
Participou ainda da Taça de Bronze de 1981 e do Módulo Azul da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 1987, ficando inativo entre 1999 e 2004. Em 2005, o clube voltou ao futebol profissional, disputando a Série B do campeonato estadual, depois da desistência do Clube Atlético Kapital. Em 2006, o time foi campeão da Série B sul-mato-grossense e subiu para a primeira divisão do estadual, onde permaneceu até 2011. Neste ano, ficou em penúltimo lugar em seu grupo e acabou rebaixado para a segunda divisão de 2012 retornando no ano seguinte a Série A do estadual.
Em 15 de setembro de 2012 o Corumbaense jogou contra o Coxim no Arthur Marinho, onde o Carijó da Avenida dominou a partida e acabou vencendo o jogo com uma goleada histórica de 23 a 1, sendo esta a segunda maior goleada da história do Brasil em torneios oficiais.
Em mais de 100 anos de existência revelou grandes jogadores em sua história, entre eles o atacante Dionísio, que jogou também no Flamengo. Em sua época de ouro revelou também craques do quilate de Matateu, Titinho, Rutênio, Tota, Ramão, Delgado, Garrafinha, Edson Duarte, Cuiabano, Aires, Cavassa, Negão, Tiquira, Breninho,Carlinhos, Ênio, entre outros. Nos dias de hoje tem como seu ídolo o atacante Wanderson José da Cruz Miranda, que é muito identificado com o torcedor do Carijó da Avenida.
Além disso, a torcida do Carijó tem uma grande rivalidade com o maior vencedor do Mato Grosso do Sul, o Operário. A explicação fica dentro do gramado e também fora dele, os dois clubes são alvinegros e tem como mascotes o Galo, a diferença é que o galo do Corumbaense é o famoso Galo Carijó. Além disso, foi contra o Operário que o Corumbaense conquistou seu primeiro título, em 1984. Um outro fator que apimenta a disputa entre as duas equipes é a já tradicional rivalidade capital x interior, comum em campeonatos estaduais.
Foi campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense por duas vezes, em 1984 e 2017. Também venceu a Série B Sul-Mato-Grossense em 2006;
Arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário