JUVENTUS, DA ITÁLIA

 

Esse é o Juventus Football Club, o maior detentor de scudettos do futebol Italiano com 36 títulos internos (sendo 9 seguidos) e também o clube italiano com mais títulos oficiais se somados os títulos nacionais, internacionais e continentes (69 no total). É um dos clubes mais tradicionais e relevantes do mundo, tal qual conquistou todos os títulos do seu continente, feito alcançado por poucos clubes.

A Juventus foi fundada como Sport Club Juventus, no final de 1897 por alunos da escola Massimo D'Azeglio Lyceum em Turim, mas dois anos depois, foi renomeado para Foot-Ball Club Juventus. Embora não se use no Italiano a letra "J", o clube tem seu nome começando com tal letra, pois a mesma existe e é bem usada em Piemontês.

O clube se juntou ao Campeonato Italiano, em 1900. Durante este período, a equipe usou um uniforme rosa e preto. A Juventus venceu o primeiro campeonato em 1905 jogando no estádio Velodromo Umberto I. Nessa temporada as cores do clube mudaram para listras em preto e branco, inspirado no Notts County da Inglaterra.

Em 1906 houve uma cisão no clube e alguns membros da equipe deixaram o clube junto ao então presidente da Juve e fundaram o FBC Torino, que por sua vez, gerou o Derby della Mole e de início se tornou o principal rival da Juve. Nessa época o clube passou a maior parte deste período em constante reconstrução, após a separação, sobrevivendo a Primeira Guerra Mundial.

Em 1926 o proprietário da Fiat, Edoardo Agnelli, assumiu o controle do clube e investiu pesado em sua estrutura, o que fez a situação do clube mudar drasticamente. Nesse mesmo ano a Juve venceu seu segundo "scudetto" na temporada 1925-26. A década de 1930 provou ser ainda melhor, o clube ganhou cinco campeonatos consecutivos, de 1930 até 1935.

Na série A de 1957-1958, a Juventus foi premiada com a Golden Star for Sport Excellence para usar em suas camisas depois de se tornar o primeiro time a ganhar dez campeonatos. A Juve foi por muito tempo o único clube italiano a usar essa estrela, depois foi por bastante tempo o único a usar duas estrelas e atualmente, com seus 36 títulos, é o único clube italiano a utilizar três estrelas no uniforme.

Infelizmente no meio de tantas glória há uma história insólita. Em maio de 2006, a Juventus se tornou um dos cinco clubes ligados a um escândalo de manipulação de resultados na Serie A, o fez o clube ser rebaixado para a Serie B pela primeira vez em sua história, além de ter seus dois últimos títulos italianos anulados, em 2005 e 2006.

Sua capacidade de contratar e manter grandes jogadores vem de longa data. Para citar uma pequena parte deles, podemos falar de Raimundo Orsi, Luigi Bertolini, Giovanni Ferrari, Luis Monti, John Charles, Omar Sívori, Giampiero Boniperti, José Altafini, Gaetano Scirea, Paolo Rossi, Michel Platini, 
Roberto Baggio, Ciro Ferrara, Didier Deschamps, Antonio Conte, Gianluca Vialli, Alessandro del Piero, Zinédine Zidane, Filippo Inzaghi, Edgar Davids, Gianluigi Buffon, David Trézéguet, Pavel Nedvěd, Lilian Thuram, Zlatan Ibrahimović, Fabio Cannavaro, Patrick Vieira, Andrea Pirlo, Paul Pogba,  Daniel Alves, Mario Mandžukić, Arturo Vidal, Stephan Lichtsteiner, Paulo Dybala e mais recentemente uma de suas maiores estrelas, Cristiano Ronaldo.

Em 2007 a música Storia di un Grande Amore, de Paolo Belli, se tornou o hino oficial da Juventus no lugar do antigo Grande Juve - Bella Signora. É, sem dúvida, o hino de um time de futebol mais bonito do mundo.
    "Juve, storia di un grande amore
    Bianco che abbraccia il nero
    Coro che si alza davvero
    Juve per sempre sarà"

Confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários