SÃO BORJA, DO RIO GRANDE DO SUL

 

Essa é a Associação Esportiva São Borja, um clube de futebol da cidade de São Borja, no estado do Rio Grande do Sul. Carinhosamente chamado de Bugre por seus torcedores.

O clube surgiu em 1977 com a fusão entre dois times locais, o Internacional e o Cruzeiro, ambos da cidade de São Borja. Eram dois times que rivalizavam na cidade e que passavam por dificuldades financeiras. Deles o São Borja herdou as cores (vermelha do Internacional e azul do Cruzeiro).

Já no seu primeiro ano o São Borja disputou a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, mantendo-se nela ininterruptamente por 11 anos (1977 a 1987), chegando à fase final da competição em três oportunidades. 

No Campeonato Brasileiro da Série C de 1981, o São Borja chegou à 3ª fase da competição, terminando a competição em 5º lugar. Foi sua melhor campanha no Brasileirão.

No Campeonato Gaúcho de 1987 o time ficou em 14º (último lugar) e foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez, caindo para a terceira divisão alguns anos depois.

Em 2018, o clube foi promovido a Divisão de Acesso (segunda divisão) após ser campeão do Campeonato Gaúcho Segunda Divisão (na prática, a terceira divisão) conquistando o primeiro título de sua história. Nessa campanha o clube venceu os tradicionais clubes gaúchos Sport Club Rio Grande na semifinal e o Farroupilha na final. Infelizmente, em 2019 o São Borja ficou em penúltimo na Divisão de Acesso Gaúcha (segunda divisão) e foi rebaixado novamente.

Confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários