SC INTERNACIONAL, DE SÃO PAULO

Esse é o Sport Club Internacional, um clube de futebol da cidade de São Paulo, que teve um papel fundamental no início do Campeonato Paulista de Futebol, nos primeiros anos do século XX, ainda na era do esporte amador. Influenciou e incentivou a fundação diversos outros clubes na época e sua linha de fusões acabou chegando ao atual São Paulo Futebol Clube.

Fundado no dia 19 de Agosto de 1899, na Rua Senador Queirós, nº 5, por um grupo de 25 senhores que se reuniram com o intuito de fundar uma nova equipe para a prática do futebol. Os presentes pertenciam a diversas nacionalidades: brasileiros, alemães, franceses, italianos, portugueses e ingleses.

A primeira proposta de nome foi dada pelo Sr. Hans Nobiling, que sugerira S.C. Germânia. A sugestão foi rejeitada, tendo os presentes escolhido o nome de Sport Club Internacional, numa alusão à diversidade que ali estava representada. Contrariado, o Sr. Hans se retirou, seguido por outros também de origem alemã, que 18 dias depois fundaram o Sport Club Germânia, renomeado como Esporte Clube Pinheiros em 1942.

Após as escolhas das cores, vermelho e preto, a equipe começou a ser montada, e os treinos eram realizados na Chácara Dulley, localizada atrás da antiga cadeia, e precisamente onde se acha, hoje, a Escola Politécnica de São Paulo, na atual Avenida Tiradentes. 

O campo em onde eram feitos os treinos era um pasto da Cia. Viação Paulista de Bondes e Burros (!!!) e com frequência os jogadores tinham que limpar esse pasto para que pudessem realizar os jogos e treinos.

Por ser o único que aceitava todas as nacionalidades, rapidamente o time começou a ser querido por todos, já que aceitava sócios sem ter restrições, ao contrário dos demais que eram fechados às suas colônias, ou como o Mackenzie, que só aceitava alunos. Além disso, ficaram conhecidos como uma equipe cujos cartolas não tinham preconceitos, aceitando jogadores de todas as raças e crenças. Seus atletas entravam em campo com camisas com listras vermelhas e pretas, calções brancos e meias pretas.

De início o clube tinha muito contato com os times do Mackenzie College, tanto que muitas vezes treinavam juntos. Imperava, então, uma grande camaradagem, e quando qualquer um dos clubes vencia uma partida, os jogadores de ambos os times celebravam o triunfo com a "salamandra", nome usado na época para a tradicional chopada alemã.

Embora fosse um dos mais queridos da cidade e tivesse influenciado muitos clubes com seu estatuto super liberal para a época, o clube foi campeão paulista de futebol apenas duas vezes, nos anos de 1907 e 1928.

Abaixo foto da capa de "A Gazeta", de 14 de janeiro de 1929, que fala da partida que decidiu o título da Liga do ano de 1928:



Trinta e quatro anos após sua fundação, já em 1933, o clube passava por dificuldades financeiras, tendo recebido várias propostas, acabou optando por se fundir ao Antarctica Futebol Clube, dando origem ao Clube Atlético Paulista, que, por sua vez, fundiu-se ao Estudantes em 1937, dando origem ao Estudantes-Paulista e que em 1938 acabou sendo incorporado pelo São Paulo Futebol Clube.

A foto mais antiga que se conhece do futebol brasileiro, justamente do time do
SC Internacional disputando uma partida, em 1899, no campo do Bom Retiro.



Time feito com arte própria sob lentes de 45mm. A ideia seria fazer um possível uniforme estilizado em padrões atuais para o time extinto em 1933. Será meu time em uma futura competição entre amigos.

Comentários