SPORTING, DE PORTUGAL

Essa é nossa segunda versão do Sporting Clube de Portugal, um clube português multi-esportivo, fundado em 1906, com sede em Lisboa. É um dos "Três Grandes" de Portugal, juntamente com Benfica e Porto.

Apesar de competir em vários esportes, o Sporting é conhecido sobretudo pela sua equipe principal de futebol, que foi campeã nacional da Liga Portuguesa por 18 vezes (última em 2001-02), sendo também detentor de 17 Taças de Portugal (última em 2018-19), 4 Campeonatos de Portugal, 8 Supertaças, 2 Taças da Liga e 1 Taça Império (total de 50 títulos nacionais), a que acrescem 19 Campeonatos de Lisboa. Internacionalmente, o Sporting venceu a Taça dos Vencedores de Taças da UEFA (atual Europa League) 1963–64, caso único no panorama desportivo português ,vice-campeão da Taça UEFA (atual Europa League) 2004–05, Taça Ibérica 2000 e a Intertoto Cup de 1968.

Até aos dias de hoje, transcorrido mais de um século de existência do clube, as equipes e atletas do Sporting ganharam nove medalhas olímpicas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze). Foram conquistadas 35 taças europeias em sete modalidades distintas, bem como diversos títulos nacionais e distritais. No Museu Sporting encontram-se em exposição mais de duas mil taças e troféus de trinta e duas modalidades esportivas, que refletem a riqueza do percurso do clube, com objetos históricos desde 1902 até à atualidade.

O clube tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube sofrido várias divergências internas, alguns dos seus sócios fundadores criaram o Campo Grande Football Clube, onde José Alvalade era o tesoureiro e Francisco Horta Gavazzo o secretário. Apesar do nome, esta associação dedicava-se às modalidades de futebol, tênis, corridas e saltos, mas também festas, bailes e piqueniques, o que gerou conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação.

Em 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objetivo da instituição levaram à saída de cinco membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1.º Visconde de Alvalade, que tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta.

Durante o período de fundação, José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num "grande clube, tão grande como os maiores da Europa". Guiados pela aspiração de abrir caminho para o esporte em Portugal, quando era ainda uma atividade em estágio embrionário de desenvolvimento, e de características muito elitistas, os primeiros "sportinguistas" fundaram o Sporting Clube de Portugal, perseguindo os ideais de "esforço, dedicação, devoção e glória".

O seu emblema, que ostenta um leão rampante de cor dourada (foi branco até 2001), sobre fundo verde, foi oficialmente adotado em 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores". O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, Presidente honorário, simbolizando a sua esperança no novo clube.

A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, no verão de 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP, obrigatória segundo os Estatutos, continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

As camisas iniciais eram brancas. A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915. O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipe de Rúgbi, tendo sido utilizado pela primeira vez pela equipe de futebol em 1927, sendo definitivamente adotadas em uma excursão ao Brasil em 1928.

Ambas as versões dos times foram confeccionadas com artes próprias sob lentes de 45mm.

Comentários