AMÉRICA DE CALI, DA COLÔMBIA.

Essa é a Sociedad Anónima Deportiva América S. A., conhecida popularmente como América de Cáli,  um clube de futebol da Colômbia, um dos mais importantes e populares times do país. Criado em 1918, porém oficialmente fundado como um clube de futebol apenas em 1927.

Com 14 títulos nacionais, é uma das equipes que mais ganharam o Campeonato Colombiano na história. Internacionalmente, tem quatro vice-campeonatos da Taça Libertadores, um título da Copa Merconorte em 1999 e um título de la Copa Simón Bolívar, em 1975.

Junto com o Deportivo Cáli, disputa o Classico Vallecaucano, o dérbi de Cáli. Ele também joga grandes clássicos nacionais contra os Millonarios e o Atletico Nacional, além dos clássicos vermelhos contra o Santa Fe e o Medellín.

O nome do time nasceu de um pequeno comentário sem importância feito pelo capitão da seleção uruguaia de 1924. "Um bom nome para um conjunto é América", se manifestou o capitão da celeste uruguaia, desde então, é como se chama o clube de Cáli. E também uma publicação do El Gráfico onde o comentário do cronista, "Os negros do América aparecem uns Diabos Vermelhos...", causou uma impressão especial e a partir desse momento a equipe começou a se vestir totalmente de vermelho.

O escudo com o diabo que identifica o clube surgiu em 1940 como um símbolo de atores, demonstrando que os jogadores americanos jogavam como verdadeiros diabos no campo. Durante os doze anos que passou o técnico Gabriel Ochoa Uribe no América, o escudo com o diabo sempre foi inconveniente para o misticismo que ele mostrava e nessa época os uniformes tiveram apenas as estrelas que correspondia os campeonatos vencidos.

Já na segunda metade dos anos 90 foi decidido recuperar devolver a figura do diabo para os escudos dos uniformes de jogo. A partir dessa data foi completamente banida o sentido mal que muitas pessoas davam e é considerado meramente figurativo.

Em 2007, para comemorar os 80 anos do clube foi temporariamente substituído o logotipo do diabo pelo logotipo dos oitenta anos em ouro, no fundo foram colocados os anos 1927-2007 e as estrelas do topo para os doze títulos nacionais que o clube tinha na época. Em 2008, o escudo voltou a mostrar somente o nome do América, com as doze estrelas, e após o título alcançado na Copa Mustang 2008-II, foi acrescentada mais uma estrela no escudo para completar a treze estrelas que possui atualmente o clube.

Em 2010, a empresa colombiana de produtos esportivos e têxteis Saeta, firmou com o clube como novo patrocinador e fabricante do vestuário da equipe, e nas suas inovações, nos novos uniformes, voltou com o clássico escudo com o diabo e as treze estrelas de branco em cima.

Feito com arte própria sob lentes de 45mm baseada no time de 1996. 

Comentários