AMÉRICA, DO MÉXICO

O Club De Fútbol América, mais conhecido como América, é o maior clube de futebol profissional mexicano. Fundado em 1916, atualmente o clube pertence à Televisa, gigante mexicana do setor de mídia.

O clube foi fundado a partir da fusão de duas equipes menores chamadas Récord e Colón. O nome da nova agremiação foi uma referência a Efemérides do descobrimento do continente americano. Como não existia um campeonato nacionalizado no país, o América juntou-se à Liga Maior, o principal torneio amador para clubes da Cidade do México. Durante essa fase, o clube conquistou quatro títulos consecutivos, entre 1924 e 1928. Contudo, a partir da profissionalização do futebol mexicano que levou a criação do Campeonato Mexicano em 1943, os "cremas", como eram chamados na época, vivenciaram tempos difíceis, onde costumeiramente amargavam as últimas posições da tabela de classificação. Os únicos títulos de prestígio foram duas Copas Nacionais em 1954 e 1955.

Tudo mudou em 1959, quando Emilio Azcárraga Milmo, então herdeiro do grupo Telesistema Mexicano, comprou o clube. Com o aporte financeiro, não tardou ao América figurar entre os protagonistas do futebol do país, vencendo seu primeiro campeonato mexicano em 1966.

Ao lado do Chivas Guadalajara, o América é um dos dois únicos clube que participaram de todos as edições da Primeira Divisão mexicana. Com 13 conquistas, é o maior vencedor da liga e soma também 5 Copas México e 5 Supercopas do México. Além disso é uma das equipes mexicanas mais bem sucedidas internacionalmente, tendo vencido 7 vezes a Copa dos Campeões da CONCACAF, 1 vez a Copa Gigantes da CONCACAF e 2 vezes a Copa Interamericana.

Arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários