O Íbis Sport Club foi fundado em 1938, como forma de entretenimento para os trabalhadores da Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP). A princípio apenas funcionários da empresa jogavam e mesmo assim eram partidas amistosas. Depois, o clube cresceu e se profissionalizou, tornando-se um dos clubes fundadores da Federação Pernambucana de Futebol. Com o passar do tempo e as dificuldades surgindo, o time foi abandonado pela TSAP e abraçado pela Família Ramos, que o mantém até hoje. O símbolo, a íbis sagrada do Egito antigo e a cor rubro-negra são uma referência ao escudo da TSAP.
No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, o Íbis ganhou fama mundial por sua péssima qualidade nos gramados. Graças a nove derrotas consecutivas e depois uma sequência de 23 jogos sem vitórias, conquistou fama nacional. Foram três anos e onze meses sem comemorar uma única vitória, recorde registrado no Livro Guinness dos Recordes.
No estadual de 1980 o Íbis venceu o Ferroviário por 1 a 0 em 20 de julho. Depois disso o time só voltaria a ganhar em 17 de junho de 1984, quando bateu o Santo Amaro por 3 a 1. Curiosamente, antes de vencer o Ferroviário, o clube já vinha de dezenove jogos sem vencer, entre 1978 e 1979.
No ano de 1999 o Íbis sagrou-se vice-campeão estadual da segunda divisão, subiu para a primeira divisão, mas foi rebaixado novamente e atualmente permanece na segunda divisão estadual.
Por incrível que pareça, as boas performances não são unanimidade entre os torcedores. Existem duas partes da torcida, a geração mais nova que quer ver o time vencendo, e tem aqueles antigos que gostavam de ser o pior time do mundo e até ficam tristes quando ganham os jogos.
Atualmente o clube é bastante atuante nas redes sociais, sempre com notas muito bem humoradas. Essa iniciativa lhes trouxe visibilidade mundial na copa de 2018, quando o clube apoiava a campanha da Islândia durante o mundial e, graças a atenção que conseguiu com suas postagens na época, ganhou um contrato com a fornecedora de material esportivo Errea, que apoiava a Islândia naquele mundial.
Feito com arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário