Esse é o Club Atlético Newell's Old Boys, um clube de futebol da cidade de Rosário, Argentina, um dos mais tradicionais e históricos clubes do futebol argentino.
A história do Newell's, tem origem na figura do inglês Isaac Newell, nascido em 1853. Fanático por futebol, ele deixou sua terra natal com a idade de 16 anos a bordo de um navio, rumo a Argentina. Em 1884, ele fundou o "Colégio Comercial Anglicana" instituição que futuramente iria dar origem ao clube. Naquele mesmo ano, traria de Inglaterra a primeira bola de couro e as primeiras regras oficiais de futebol para a Argentina e foi então que o colégio começou a alternar estudo com o futebol. Em 1900, Isaac então doente, entrega a direção do colégio ao seu filho mais velho, Cláudio.
O Newell's Old Boys foi fundado em de novembro de 1903 e seu principal promotor foi Claudio Newell, que para a formação do registro oficial convidou alunos e ex-alunos do colégio, que fora fundado por seu pai. Na cerimônia, foi decidido o nome Club Atlético Newell's Old Boys (Meninos do Newell), honrando a vida e obra de seu pai, Isaac.
Com a combinação das cores das bandeiras da Inglaterra (terra de Isaac) e da Alemanha (terra de sua esposa Anne), o vermelho e preto, foi confiada a Ernest Edwards, um estudante da escola, a tarefa de conceber o primeiro uniforme do time.
Tanto os fãs como os jogadores do Newell's Old Boys são conhecidos como leprosos, porque no início do século XX foram convidados a participar de um evento beneficente para os pacientes com hanseníase do Hospital Carrasco. O rival tradicional, Rosario Central, também fora convidado a participar da ação beneficente, mas o clube se recusou a participar, por isso seus torcedores são chamados de canallas (canalhas em português).
O clube é um Seus ídolos mais conhecidos são: Gerardo Martino, Marcelo Bielsa, Gabriel Batistuta (artilheiro da Seleção Argentina de Futebol), Abel Balbo, Jorge Valdano, Ariel Ortega, Gabriel Heinze, Roberto Sensini e Max Rodríguez. O craque Lionel Messi fez parte das categorias de base do clube até ser aceito na base do espanhol Barcelona, ainda com 14 anos. Em 1993, Diego Armando Maradona integrou a equipe do Newell's Old Boys em pleno processo de recuperação para voltar à seleção argentina.
Venceu o campeonato argentino por seis vezes, a última em 2013 e a copa argentina três vezes, a última em 1949. Foi vice-campeão da Copa Libertadores da América em 1988 e 1992.
Arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário