PORTUGUESA, DE SANTOS-SP

 

Essa é a Associação Atlética Portuguesa, mais conhecida como Portuguesa Santista, um clube brasileiro de futebol da cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, carinhosamente apelidado de Briosa.

Foi fundada em 1917, a Portuguesa Santista é uma das equipes que fundou a Federação Paulista de Futebol em 1941, junto com Juventus, Palestra Itália (atual Palmeiras), Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa de Desportos, Espanha (atual Jabaquara), Ypiranga e SPR (atual Nacional).

Tudo começou em novembro de 1914, quando "canteiros" que trabalhavam numa pedreira do bairro do Jabaquara observaram surpresos uma partida de futebol do Hespanha Futebol Clube (atual Jabaquara). Encantados, os canteiros, todos portugueses, começaram a pensar na ideia de fundar uma equipe da colônia, assim como já haviam feito os espanhóis, italianos, ingleses e sírios da cidade.

Em 1917 os entusiastas se reuniram num salão de barbeiro, na Rua Joaquim Távora, para a fundação do clube. Ainda naquele ano, em uma nova reunião, o nome e os estatutos do clube eram ratificados e nascia assim a Briosa. 

Um dos maiores orgulhos do clube é a "Fita Azul" de 1959 - título criado para homenagear as equipes que faziam excursões ao exterior com sucesso. Essa honra pertence ao CR Vasco da Gama, a Portuguesa de Desportos e Santos FC, entre outros clubes.

A melhor posição que a Portuguesa Santista conseguiu no Campeonato Paulista foi a terceira colocação, nos Campeonatos de 1936, 1937, 1938 e 2003. No ano de 2003 a Briosa, comandada por Pepe, surpreendeu na primeira fase ao empatar com o São Paulo no Morumbi e derrotar o Santos, deixando-o de fora da segunda fase.

Confeccionado com lentes de 45mm e arte baseada no time de 2003, terceiro colocado no Paulistão.

Comentários