ALECRIM, DE NATAL-RN

Esse é o Alecrim Futebol Clube, da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. É o terceiro clube potiguar com maior número de participações na Série A. Ao todo 11 participações em campeonatos nacionais, sendo as mais recentes a série D, em 2011, e a Copa do Brasil de Futebol de 2015. 

Em 1915 um grupo de rapazes fundaram no então longínquo bairro do Alecrim, próximo da atual Igreja São Pedro, o Alecrim FC.  Um dos seus fundadores foi o depois presidente da República, Café Filho, que havia atuado como goleiro na equipe esmeraldina.

A ideia inicial que motivou a fundação do clube esmeraldino tinha como objetivo principal ajudar de forma filantrópica as crianças pobres do bairro que lhe deu origem. Isso é exposto no jornal A República n.° 215, do dia 26 de setembro de 1916, que publicou o seguinte: “No bairro do Alecrim, alguns moços fundaram o Alecrim Foot Ball Club que manterá uma escola nocturna gratuita para o ensino às creanças pobres daquelle bairro. Louvamos a iniciativa dos jovens daquella associação, que por esta forma esforçam-se para extinguir o analphabetismo que em grande escala se desenvolve no nosso paiz” (grafia da época).

Nos primeiros anos do clube, jogadores e torcedores de ABC e América de Natal faziam parte da elite da cidade, enquanto o Alecrim FC era composto basicamente de negros e descendentes de índios, o que os expunham a todo tipo de preconceito, que aliás, era muito comum no início do desenvolvimento do esporte bretão em nosso país.

A última vez que o clube disputou a Série A do Brasileirão foi em 1986, quando terminou na 45° colocação. Em 1995, terminou a Série C na 104° colocação. Em 2009 o Alecrim terminou a Série D em quarto lugar, e subiu pra Série C do Brasileirão, mas foi novamente rebaixado já no ano seguinte.

Seus maiores títulos no futebol profissional são os 7 campeonatos estaduais, além de 3 Taças da Cidade de Natal.

Confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm. 

Comentários