GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL, DE PELOTAS-RS

Esse é o Grêmio Esportivo Brasil, uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. O clube tem como alcunhas Xavante, Rubro-Negro e Time de Guerreiros, devido ao seu histórico de vitórias e classificações com a garra de seus jogadores. Atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Gauchão Série A.

O Brasil foi fundado no dia 7 de setembro de 1911. A história começou com uma divergência entre dirigentes e jogadores do Sport Club Cruzeiro do Sul, que era dirigido por funcionários da Cervejaria Haertel. Devido a essas disputas, dois atletas decidiram abandonar o Cruzeiro e fundar um novo clube.

As cores da camisa do Brasil seriam verde e amarela. Essa escolha foi o primeiro fato histórico da rivalidade com o Esporte Clube Pelotas, que tinha o uniforme parecido. Por isso, o Brasil resolveu adotar as cores do Clube Diamantinos (vermelho e preto), já que o Pelotas havia escolhido as cores do Clube Caixeral (azul e amarelo).

Em 1913 o Brasil participou do Campeonato Citadino de Pelotas. Na edição seguinte, teve uma excelente campanha, terminando em 3°. Depois vieram dois vice-campeonatos, e logo em 1917 a conquista do primeiro título de campeão da cidade (de forma invicta). Era a maior façanha que o Brasil poderia almejar naquele momento, até porque ainda não existiam competições maiores.

Em 1919, o Brasil foi primeiro campeão do Campeonato Gaúcho da história. O torneio reunia os campeões da região Pelotas/Bagé e Porto Alegre/São Leopoldo. Para disputar a final, o Brasil foi campeão regional invicto, vencendo o Rio Branco, o União, o Ideal e o Guarany. No dia 9 de novembro de 1919, o time pelotense venceu o Grêmio (campeão da região Porto Alegre/São Leopoldo) por 5 a 1, em Porto Alegre. 

Nos últimos anos, o clube viveu uma ascensão meteórica, da segunda divisão estadual para a segunda divisão nacional em apenas 3 temporadas. No ano de 2013, o Brasil jogava a Divisão de Acesso, na qual saiu campeão e conseguiu o acesso para o Gauchão de 2014, onde terminou na 3ª colocação, conquistando o título de campeão do interior gaúcho. Na Série D, saiu vice-campeão e com o acesso a Série C. Em 2015, no estadual, terminou de novo na 3ª posição e com o título do interior gaúcho, conquistando seu bi-campeonato (décimo título). Na terceira divisão nacional, o clube fez boa campanha, conseguindo o acesso á Série B. Em 2016, o clube passou a maior parte da Série B no G4, porém acabou perdendo posições no final. No ano seguinte, estreou na Primeira Liga do Brasil e conquistou a permanência na Série B, na 8ª posição. Em 2018, terminou o Gauchão como vice-campeão, conquistando o título da Copa Centenário da FGF.

Além de ser o primeiro Campeão Gaúcho da história, GEB já foi vice campeão estadual em outras seis ocasiões. Conquistou 10 vezes o título de campeão gaúcho do interior (terceiro clube que mais venceu) e é considerado um dos principais clubes do Rio Grande do Sul, por ser um de seus campeões estaduais e um dos clubes a representar o estado em competições nacionais.

Abaixo você pode ver as duas versões que fizemos do Xavante. Ambas confeccionadas com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários