HEERENVEEN, DA HOLANDA

 

Esse é o Sportclub Heerenveen, é um clube neerlandês (holandês) de futebol, com sede no município de Heerenveen, Frísia. Embora as formas vermelhas na camisa possam parecer corações, na verdade são representações de lírios d´água, presentes na bandeira da Frísia.

Fundado em 1920 no município de Heerenveen, seu primeiro nome foi Athleta. Mudou de nome duas vezes, primeiro para Spartaan e depois para v.v. Heerenveen, em 1922. Enquanto os Países Baixos estavam ocupados pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, o Heerenveen venceu três vezes consecutivas o campeonato do Norte dos Países Baixos e, após o final da Segunda Guerra Mundial, conquistou o mesmo título seis vezes seguidas.

Durante a década de 1950, o domínio regional do Heerenveen diminuiu, e após a profissionalização do futebol neerlandês, a principal estrela do time, Abe Lenstra, saiu para se juntar a outro clube, e pouco depois o clube foi rebaixado para a Tweede Divisie, a segunda divisão local.

Entre idas e vindas, em 1974 o clube teve problemas financeiros e em 1977, para garantir sua sobrevivência, foi dividido em seções: amador e profissional, sendo a seção profissional renomeada para sc Heerenveen.

Conseguiu chegar à Eredivisie em 1990, tornando-se o primeiro clube frísio a atingir o nível mais alto depois da profissionalização do futebol no país. O clube caiu na temporada seguinte e teve mais alguns sobe e desce até que conseguiu se firmar na primeira divisão na temporada 1995/96.

Na temporada de 1997/98 o clube conseguiu de forma confusa uma lugar na Copa da UEFA e, em 1999-2000, terminou em segundo na Eredivisie, a melhor classificação final de sua história, e ganhou uma vaga na Liga dos Campeões da UEFA de 2000-01.

As cores e formas presentes no escudo do clube são inspiradas na bandeira da Frísia. A bandeira da Frísia é baseada nos brasões de armas do século XV. As listras e formas, que são na verdade representações de lírios d'água amarelos, representam os distritos da Frísia. Uma tradição única na Eredivisie neerlandesa é que o hino nacional da Frísia é tocado e cantado antes de cada partida como mandante. A UEFA não permite esta tradição em jogos de competições europeias, no entanto, o hino é cantado pelos torcedores de qualquer maneira.

Seus únicos títulos no futebol profissional são a KNVB Cup (Copa da Holanda) de 2008-09 e a Tweede Divisie (segunda divisão) de 1969-70.

Time confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm.

Comentários