LDU, DO EQUADOR


Essa é a Liga Deportiva Universitaria, mais conhecida como LDU, um clube de futebol equatoriano da cidade de Quito. 

A história do clube começa em 1918, quando alunos da Universidade Central del Ecuador, conhecidos como doctorcitos, formaram um time de futebol, ainda totalmente amador, chamado Universitario, embrião do que viria a ser a LDU.

A LDU foi fundada oficialmente em 1930, na cidade de Quito. Atualmente já venceu 11 Campeonatos Equatorianos, sendo 6 deles após a construção do Estádio Casa Blanca, conhecido como La Marvilla de Ponciano, com capacidade para 41.596 pessoas, inaugurado em 1997.

No ano de 2000, depois do bicampeonato 1998-1999 o time foi rebaixado para a Série B do Campeonato Equatoriano, em um dos momentos mais tristes da história recente do clube. O ano 2001 foi muito duro para o time, mas no final da temporada conseguiu voltar para a Série A. Estes últimos dez anos serviram para que a LDU se consolidasse como o time com a melhor organização e a melhor infra-estrutura esportiva do Equador.

Voltou a vencer o campeonato equatoriano em 2003, 2005 e 2007, até chegar à glória máxima do futebol sulamericano. A equipe venceu a Libertadores de 2008 enfrentando grandes clubes de tradição como o Estudiantes de La Plata, o San Lorenzo e o América do México. Foi campeão num jogo histórico contra o Fluminense. Após vencer o primeiro jogo por 4-2, em Quito, foi até o Rio de Janeiro para o segundo jogo, que terminou em 3-1 para o time brasileiro, levando a decisão para os pênaltis. Foi então que o goleiro Cevallos entrou para a história, defendendo três cobranças e sofrendo apenas uma, enquanto a LDU, em quatro cobranças, marcou três gols. Assim, a LDU conquistou seu primeiro título continental.

Depois disso a LDU ainda venceu mais dois campeonatos equatorianos e uma Copa do Equador, além da Copa Sul-Americana de 2009.

Time feito com lentes de 45mm e arte própria baseada no time campeão da Libertadores de 2008.

Comentários