PISA, DA ITÁLIA

Essa é a Associazione Calcio Pisa 1909, um clube italiano de futebol, da cidade de Pisa, na Toscana. Feito em estilo duas faixas, o emblema utilizado aqui leva a cruz símbolo da cidade junto às cores do clube.

O futebol na cidade de Pisa surgiu pela primeira vez no inverno de 1908, no gramado da Praça da Igreja de San Paolo a Ripa d'Arno, onde alguns jovens começaram a chutar uma bola feita de trapos, entre duas traves improvisadas. Esses mesmos rapazes logo fundaram a Società Sportiva Etruria, que tinha algumas camisas brancas e vermelhas em homenagem às cores da bandeira da cidade, e começaram a usar o gramado da Catedral de Pisa e a Piazza d'Arme como um campo improvisado para os jogos.

Em abril do ano seguinte, 1909, esse mesmo grupo de jovens universitários de Pisa fundaram um novo clube, o Pisa Sporting Club. De início o clube vestia camisas vermelho e o branco, em homenagem às cores da bandeira da cidade, porém em 1910 passaram a usar as cores preto e azul. O clube chegou ao vice campeonato italiano em 1921, perdendo a final para o Pro Vercelli.

Os maiores títulos do Pisa são duas Copa Mitropa, nos anos de 1986 e 1988 e dois campeonatos italianos Série B, também na década de 80. O estádio do time, Arena Garibaldi, homenageia o ex-presidente que levou o time aos seus maiores trunfos, participações da Série A, um título da Série B e a conquista de dois torneios internacionais. Atualmente o Pisa participa da Lega Pro Girone A (terceira divisão), tendo estado pela última vez na Série A no ano de 1991.

Durante a segunda metade da década de 80 e início da década de 90 alguns ótimos jogadores passaram pelo clube toscano: Dunga, Simeone, Chamot, Berggren, Kieft, entre outros.

Devido à problemas financeiros, em 1994 o clube foi refundado como Associazione Calcio Pisa, nome trocado pouco depois para Pisa Calcio, se inscrevendo para a Eccellenza da Toscana. Em julho de 2009, a esquadra foi refundada novamente e adotaria o nome atual, porém a partir da temporada 2017-18, o nome fantasia, usado inclusive no escudo, passou a ser Pisa Sporting Club.

O símbolo imediatamente associado aos nerazzurri é a Torre inclinada de Pisa, presente de diferentes formas estilizadas no escudo do time com o decorrer dos anos. Também é usado como símbolo (muito comum entre os torcedores) a bandeira vermelha com uma cruz branca no centro, é um símbolo histórico da cidade de Pisa, legado do período de independência da cidade como uma república marítima. Essa cruz (comumente chamada de "Pisana") também está presente no brasão do clube, comumente essa cruz aparece na camisa de jogo como um brasão à parte no lado oposto ao do escudo completo do Pisa.

Time montado com arte semelhante à versão produzida pela Brianezi entre as décadas de 70 e 80, em lentes de 42mm. Cores e escudo iguais aos utilizados na época pela empresa paulistana.

Comentários