Esse é o Sport Club do Recife, um clube brasileiro poliesportivo, situado no bairro da Ilha do Retiro, cidade do Recife, estado de Pernambuco. Apelidado de Leão da Ilha, é um dos clubes mais populares do Brasil.
Foi em 1905, por Guilherme de Aquino Fonseca, um pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra, onde estudou na Universidade de Cambridge e regressou a Pernambuco trazendo consigo o apreço pelo novo esporte daquele país: o futebol. Na época o jovem recifense planejara a criação de um clube de futebol, que, mais tarde, viria a ser o Sport. Pensava que, com a habilidade latina, seria possível jogar melhor que os ingleses e que, em breve, também poderiam existir vários outros clubes e o futebol ganharia popularidade rapidamente. Guilherme, que vinha de família rica, comprou bolas, apitos e todo tipo de material necessário para a prática do esporte. Junto com o clube, nascia também o futebol pernambucano, já que não há registros de qualquer time de futebol no estado antes da fundação do Sport.
O Sport é o campeão do controverso Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, o campeonato brasileiro mais desorganizado de toda a história. Após décadas de disputas judiciais com o Flamengo, que se diz campeão tendo se negado a disputar o cruzamento final, o caso foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal, e terminou em vitória do time pernambucano no caso, e na inabilidade do Flamengo de recorrer.
Tem como principais títulos: 1 Campeonato Brasileiro, 1 Copa do Brasil, 1 Troféu Roberto Gomes Pedrosa, 1 Campeonato Brasileiro da Série B, 1 Torneio Norte-Nordeste, 3 Copas do Nordeste e 42 títulos pernambucanos. Entre esses, no Século XXI, foram conquistados 9 estaduais, 1 Copa do Nordeste e 1 Copa do Brasil, entre os títulos de maior expressão.
Time confeccionado com arte própria sob lentes de 45mm baseado no time campeão da Copa do Brasil de 2008 vencida sobre o Corinthians. Depois de perder a primeira partida da final por 3x1 em São Paulo, o Leão venceu por 2x0 em Recife e levou a taça.
Comentários
Postar um comentário