Essa é a Udinese Calcio, o principal time de Údine e do Friuli e um dos mais antigos da Itália, tendo sido fundada em 1896. Devido as suas cores o time é apelidado de Bianconeri (Brancos e pretos) e Zebrette (Zebras pequenas).
A Udinese Calcio é um dos clubes de futebol mais antigos da Itália. Foi fundada em 1896 como parte do Udinese Società di Ginnastica e Scherma, (Udinese Sociedade de Ginástica e Esgrima). Em 1911 alguns ginastas de Udinese fundaram a Udinese AC para se inscrever na FIGC. Apenas em 1912-1913 que a Udinese fez sua primeira participação em um campeonato oficial da FIGC.
Desde o início das competições profissionais na Itália até meados da década de 80 o clube ficava entre a segunda e terceira divisão italiana. O ano de 1978 é o mais vitorioso da história da Udinese, com dois títulos, sendo eles a Série C e a Coppa Itália Lega Pro (Série C). Na temporada seguinte o clube conseguiu o título da Série B italiana, conseguindo o acesso à Série A, onde se mantem até hoje - com exceção de um breve período onde foi punida com um rebaixamento.
Em 1981, Lamberto Mazza, presidente da multinacional de eletrodomésticos Zanussi, assumiu o clube. Além de mudar a forma de gestão do clube, também prdenou a criação de um novo escudo, preto-e-branco, com a referência ao patrocinador abaixo da homenagem à Údine – a letra V de ponta-cabeça. Após a venda da Zanussi ao grupo sueco Electrolux, Mazza manteve a referência à sua antiga empresa na camisa.
No verão de 1983 o clube faz grande barulho no mercado, ao contratar Zico, ex-jogador do Flamengo, por um valor recorde na época. Para o campeonato de 1983-84, o clube reuniu um time de nomes importantes, entre eles o atacante Pietro Paolo Virdis e o zagueiro da seleção brasileira Edinho. A equipe terminou em nono lugar, a apenas dois pontos da zona da UEFA, enquanto Zico marcou 19 gols em sua primeira temporada na Itália.
Na temporada 1984-1985 a Udinese perdeu muitos jogadores importantes, mas conseguiu manter Zico. Nesta temporada, Zico, por lesão e problemas legais com o estado italiano, deixa a Udinese e retorna ao Flamengo.
Em julho de 1986, após um escândalo com casas de apostas, que causou o rebaixamento do clube, Giampaolo Pozzo comprou as ações do clube e mudou drasticamente a forma de gestão do clube, além de imediatamente retirar o tal Z do escudo do clube, e rapidamente conseguiram voltar a Série A
No campeonato de 2004-05 a Udinese conseguiu chegar ao quarto lugar na classificação, obtendo a primeira qualificação para a Liga dos Campeões de sua história. Foram eliminados na fase de grupos, mas terminam em terceiro no grupo C, conquistando o direito de participar da Copa UEFA, onde pararam nas oitavas de final, eliminada pelo Levski Sofia.
Desde então as participações nas fases iniciais da Champions League ou na Europa League tem sido constantes para o clube de Udine. Seus principais títulos são uma Copa Intertoto da UEFA em 2000, duas Série B e três Série C italiana.
O time da foto foi confeccionado com arte semelhante aos antigos Crak´s das décadas de 80, inclusive com o escudo da época, em lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário