HELLAS VERONA, DA ITÁLIA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Hellas Verona Football Club, um clube italiano de futebol fundado da cidade de Verona. Com muitos torcedores em Verona e na região do Vêneto, sendo o clube mais popular dessa região do nordeste da Itália. Não confundir com seu rival conterrâneo Chievo Verona, que é outro clube. 

Fundado em 1903 por um grupo de alunos gregos do ensino médio, o clube foi batizado de Hellas (Grécia em grego), a pedido de um professor da escola. Na época o futebol era praticado de forma séria apenas nas grandes cidades do noroeste da Itália e a maior parte dos cidadãos da cidade era indiferente ao esporte em crescimento. No entanto, quando em 1906 duas equipes da cidade escolheram o anfiteatro romano da cidade como local para apresentar o jogo, o entusiasmo da multidão e o interesse da mídia começaram a aumentar.

Durante esses primeiros anos, Hellas foi um dos três ou quatro times locais que jogavam principalmente em nível municipal enquanto lutavam entre si para se tornar o principal time de futebol da cidade. 

De 1898 a 1926, o futebol italiano foi organizado em grupos regionais. Nesse período, o Hellas foi um dos times fundadores da liga inicial e, muitas vezes, um dos principais candidatos às finais. Em 1911, a cidade ajudou o Hellas a substituir os primeiros campos de futebol por um local adequado. Isso permitiu que a equipe participasse de seu primeiro torneio regional.

Em 1919, após a paralização de todas as competições de futebol na Itália durante a Primeira Guerra Mundial, o time se fundiu com o rival da cidade, Verona, e mudou seu nome para Hellas Verona. Entre 1926 e 1929, a elite "Campionato Nazionale" assimilou os times principais dos vários grupos regionais e o Hellas Verona juntou-se aos times privilegiados, mas lutou para se manter competitivo.

A Série A, tal como está estruturada hoje, teve início em 1929, quando o Campionato Nazionale se transformou em liga profissional. Na esperança de construir um candidato de primeira classe nos próximos anos, a equipe estreou na Série B em 1929 e levou 28 anos para alcançar a Série A.

A temporada 1984-85 foi a mais importante da história do clube. Com um elenco composto por uma mistura de jogadores emergentes e estrelas maduras, no início da temporada ninguém teria considerado a equipe como tendo os ingredientes necessários para chegar ao título. Certamente, os acréscimos de Hans-Peter Briegel no meio-campo e do atacante dinamarquês Preben Elkjær a um ataque que já contava com o ponta Pietro Fanna, as habilidades criativas de Antonio Di Gennaro e o toque de goleiro de Giuseppe Galderisi foram cruciais.

O Hellas terminou o ano com um recorde de 15–13–2 e 43 pontos, quatro pontos à frente do Torino com Internazionale e Sampdoria fechando os quatro primeiros lugares e as equipes italianas de maior sucesso da época, Juventus e Roma, terminaram bem abaixo do esperado.

Seus principais títulos são o já citado campeonato italiano de 1984-85, 3 títulos da Série B italiana e um da Série C.

Times montados em lentes de 45mm com arte semelhante à uma versão antiga do clube, inclusive com escudo utilizado na época. 

Comentários