SELEÇÃO DA DINAMARCA

Quem seria melhor para aparecer por aqui no dia da abertura da Eurocopa do que a Dinamáquina? Sensação do futebol dos anos 80, essa é a seleção representante da Dinamarca nas competições organizadas pela FIFA, controlada pela Associação Dinamarquesa de Futebol.

O apelido vem dos anos 80, quando a Dinamarca fez sua estreia em Copas do Mundo no México em 1986. Com a dupla de ataque Michael Laudrup e Elkjær, os nortenhos surpreenderam ao vencer os três jogos da primeira fase os três jogos, contra a Escócia por 1 a 0 e a Alemanha Ocidental por 2 a 0 e uma incrível goleada de 6 a 1 no Uruguai. Na segunda fase o time enfrentou a forte Espanha e sofreu uma inesperada goleada de 5 a 1, com direito a quatro gols do artilheiro Emilio Butragueño. Apesar da derrota, a seleção deixou ótima impressão e recebeu a alcunha que se tornaria a definitiva para sua história, pela qual é chamada até hoje: "Dinamáquina".

Antes disso a seleção dinamarquesa já havia aprontado na Eurocopa de 1984, quando terminou em terceira, sendo derrotada na semi-final também pela Espanha. Após o forte desempenho a equipe começou a ser chamada como "Dinamite Dinamarquês".

A melhor fase veio na década seguinte. Apesar de os dinamarqueses inicialmente não conseguirem se classificar, perdendo a vaga para a Iugoslávia, o que fez com que Michael Laudrup, estrela da equipe, decidisse abandonar a equipe devido à divergências táticas com o treinador Nielsen. No entanto, devido às sanções internacionais decorrentes da guerra na Iugoslávia - a UEFA suspendeu o país eslavo do torneio e a Dinamarca herdou a vaga. 

Baseando-se no forte goleiro Peter Schmeichel e sua defesa, junto com a criatividade de Brian Laudrup, a equipe dinamarquesa protagonizou uma das maiores surpresas no evento em toda a sua história. O time ganhou a Euro 1992 sob o comando do técnico Richard Møller Nielsen, em seu tradicional estilo defensivo, vencendo a Alemanha - então campeão mundial - por 2x0 na final.

Depois disso, apesar de não conseguir se classificar para a Copa do Mundo de 1994, a Dinamarca ainda conseguiu vencer a Copa das Confederações de 1995 derrotando a Argentina por 2 a 0 na final. Apesar da fama e dos títulos, a Dinamarca conseguiu participar de apenas cinco Copas do Mundo.

Em destaque você pode ver um time feito com arte própria em lentes de 45mm baseado na equipe da Copa do Mundo de 1986. Abaixo você pode ver duas versões da nossa série Back To The Future, semelhante aos antigos Crak´s.


Comentários