AMÉRICA MINEIRO, DE BELO HORIZONTE-MG

Esse é o América Futebol Clube, um clube desportivo brasileiro da cidade de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais. Também chamado de Coelho, o clube preserva o mesmo nome e escudo desde sua criação. 

Fundado em 1912 por um grupo de jovens da elite mineira, quase todos residentes entre as Ruas Bahia e Timbiras. Empolgados com o esporte bretão que começava a virar mania, os jovens resolveram fundar um clube para a prática do futebol. Como não conseguiram chegar a um consenso sobre o nome da nova agremiação, decidiram então realizar um sorteio e, entre Arlequim, Guarany e Tymbiras, o nome contemplado foi América. As cores do clube, desde a fundação, foram o verde e o branco, também escolhidas por sorteio. Em 1913, o preto foi incorporado ao estatuto do clube, passando a fazer parte das variações dos uniformes até hoje.

Entre os anos de 1933 e 1942 o time atuou com uniformes vermelhos em protesto à introdução do profissionalismo no futebol, já que entre outros motivos, o profissionalismo estava transformando uma realidade na qual o América era dominante.

O Coelho é um dos clubes mais tradicionais e bem sucedidos do Estado: conquistou 16 títulos estaduais e foi vice-campeão em outras 15 oportunidades. As 10 primeiras conquistas foram em sequência entre 1916 a 1925, um recorde nacional de títulos consecutivos, façanha essa compartilhada com o ABC do Rio Grande do Norte, com a conquista mais recente tendo sido em 2016. Dentre os demais títulos, destacam-se as conquistas nacionais do Campeonato Brasileiro Série B em 1997 e 2017, do Campeonato Brasileiro Série C em 2009.

No Campeonato Brasileiro Série A, sua melhor classificação foi na edição de 1973, quando o Coelho obteve a sétima colocação entre 40 participantes, e na Copa do Brasil o terceiro lugar na edição de 2020.

Time feito com arte semelhante à antiga Crak´s em lentes de 45mm, disponível para negociação.

Comentários