ARGENTINO JUNIORS, DA ARGENTINA

Esse é a Asociación Atlética Argentinos Juniors, um centenário clube desportivo sediado no bairro da La Paternal, na cidade de Buenos Aires, Argentina.  e conhecido pela sua equipe de futebol. O clube é reconhecido mundialmente pela qualidade das suas divisões inferiores, que ascenderam alguns dos melhores jogadores argentinos da história, sendo Diego Maradona o principal exemplo.

O Argentinos Juniors surgiu no início do Século XX, com a criação do "Mártires de Chicago", time formado por um grupo de jovens anarquistas da Villa Crespo e seu nome era uma homenagem aos trabalhadores mortos em um protesto ocorrido na cidade de Chicago.

No dia 14 de agosto de 1904, o Mártires de Chicago disputou uma partida amistosa contra "Sol de la Victoria", equipe do mesmo bairro, vencendo pelo placar de 3 a 1. Os jogadores do Mártires convidam então os adversários derrotados para a fundação de uma nova agremiação, a qual se deu no dia seguinte. O clube recém-criado recebe o nome de Asociación Atlética y Futbolística Argentinos Unidos de Villa Crespo, recebendo a cor vermelha pelo fato de seus fundadores serem simpatizantes do Partido Socialista argentino.

Em 1905, filia-se à Liga Central de Foot-Ball, entidade que reunia clubes de Villa Crespo e de empresas comerciais. A primeira partida oficial do Argentinos Juniors foi catastrófica: derrota para o Club La Prensa pelo placar de 12 a 1. Apesar da péssima estreia, o clube torna-se campeão da competição organizada pela Liga Central.

No ano de 1912, o Argentinos Juniors foi convidado a participar da Primeira Divisão Nacional. Porém, seus dirigentes recusaram o convite, acreditando ser melhor que a vaga para a elite fosse obtida dentro de campo, o que quase aconteceu em 1920.

Em 1937, após passar por graves crises financeiras, o Argentinos Juniors foi rebaixado para a Segunda Divisão e deu início a um período bastante difícil em sua história.

A década de 1970 marcou a fase de crescimento desportivo e institucional do Argentinos Juniors, quando após conquistar um torneio curto entre os melhores classificados do acesso (além de Argentinos, All Boys, Dock Sud, Alvear e San Fernando), finalmente é promovido à Primeira Divisão novamente.

No início da década de 1980, o Argentinos Juniors, conhecido na época como um clube que desenvolvia um belo trabalha nas categorias de base, revelou um dos maiores craques do futebol mundial, Diego Maradona. Tanto é, que o estádio do Argentinos, foi batizado com o mesmo nome do craque argentino.

Em 1985 o clube alcançou duas das suas maiores glórias, o Campeonato Argentino de 1985 e nesse mesmo ano vence a Copa Libertadores da América em sua primeira participação no torneio ao vencer o América de Cali nos pênaltis. 

Em 2010 o time conquistou o título do Torneio Clausura do Campeonato Argentino, quebrando um tabu de 25 anos sem títulos na primeira divisão. Atualmente o clube está na primeira divisão do futebol argentino, porém vive um período de altos e baixos com dois rebaixamentos recentes. 

Time montado em lentes de 42mm com o escudo antigo do clube e arte semelhante aos antigos Bianezi da terceira fase.

Comentários