SELEÇÃO DA MONGÓLIA

Essa é a seleção mongol de futebol, representante da Mongólia nas competições de futebol da FIFA. Embora fundada em 1959, a seleção não disputou qualquer jogo internacional durante quase quatro décadas e se filiou à FIFA apenas em 1998. 

A Seleção mongol não disputou partidas internacionais oficiais entre o longo período de 1960 a 1998, o que prejudicou a popularização e o desenvolvimento do futebol no país, tornando-a uma das mais fracas seleções do mundo atualmente. Os principais motivos seriam a falta de investimentos, estrutura decente, interessados em se dedicar ao esporte, já que os esportes mais apreciados e praticados no país são o arco-e-flecha, corrida de cavalos e o Khuresh.

Em 1997, chegou à seleção o técnico Ishdorj Otgonbayar, um ex-jogador que se formou em futebol em Kiev (Ucrânia) e que havia sido várias vezes campeão pelo time da Companhia de Energia Elétrica da Mongólia. Otogonbayar é considerado o principal responsável pela pequena evolução da seleção e está diretamente ligado à filiação do país à FIFA em 1998. Foi também o comandante do time na histórica vitória sobre Guam, em fevereiro de 2003 - a primeira vitória da Mongólia em jogos oficiais.

A federação mongol conta atualmente com a ajuda do programa Goal da FIFA para a construção de vestiários e estruturas esportivas cobertas e climatizadas, a fim de desenvolver o futebol e favorecer o surgimento de atletas de qualidade. Hoje o futebol faz parte do currículo escolar e todas as crianças praticam o esporte e é mais praticado pelas meninas, que são proibidas de disputar os esportes mais populares do país.

Time montado em lentes de 42mm com arte no estilo duas faixas.

Comentários