AMERICA FOOTBALL CLUB, DO RIO DE JANEIRO-RJ

Esse é o America Football Club, uma agremiação social e esportiva da cidade do Rio de Janeiro, RJ, e representante da região carioca da Grande Tijuca, onde historicamente mantém a sua sede. Seu escudo é o mais reproduzido no Brasil, sendo copiado por dezenas de outros "Américas" no país, que apenas acrescentaram outros detalhes como por exemplo o nome da cidade de origem.

Fundado em 18 de setembro de 1904, o seu nome não tem acentuação, já que adota a grafia em inglês. Sua primeira camisa, utilizada de 1904 até 1906 era toda preta. De 1906 a 1908, ficou rubro-negra por conta de problemas de fornecimento. Finalmente, em 1908, graças a João Evangelista Belfort Duarte, foi substituída pela atual e tradicional camisa vermelha e calção branco. As novas cores foram escolhidas em homenagem à Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o America havia enfrentado em jogo amistoso interestadual, por sugestão de Belfort Duarte, um dos fundadores tanto do America quanto do Mackenzie College.

O clube rubro é o primeiro clube brasileiro batizado com o nome do continente e é o clube mais clonado do Brasil, tendo tido suas cores e seu escudo copiados pela maioria dos clubes brasileiros denominados "América Futebol Clube" sendo o já citado Belfort Duarte é um dos responsáveis por alguns desses clones. Apesar disso, o America tem desde outubro de 2020 o direito exclusivo de utilizar o nome America Football Club e o símbolo AFC no Brasil, após vitória em intensa e demorada ação judicial junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Entre as suas conquistas mais relevantes, destacam-se a conquista do International Soccer League de 1962, torneio disputado por grandes equipes dos continentes americano e europeu da época, o Torneio dos Campeões em 1982, torneio organizado pela CBF que contava com os maiores clubes do Brasil, a Taça Ioduran de 1917, competição interestadual oficial, além dos 7 títulos do Campeonato Carioca.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times e o brasileiro O Estado de S. Paulo, ambos de 24 de maio de 1961, a International Soccer League tinha a autorização e reconhecimento da FIFA, portanto assim como o Bangu (vencedor de 1960), o America pode se dizer campeão mundial de futebol pela FIFA.

Time confeccionado com arte baseada nos antigos Brianezi da segunda fase em lentes de 45mm. Como foi um dos primeiros "duas faixas" que fizemos, o tamanho da lente e a fonte utilizada não são os mesmos utilizados hoje. Qual coleção estaria completa sem um desses?

Comentários