Essa é a Associação Chapecoense de Futebol, um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. É o único clube catarinense que detém um título oficial internacional, além de ser o catarinense que mais disputou campeonatos internacionais.
Sua origem está ligada ao fato de que, na década de 1970, a região possuía apenas alguns times de futebol amadores, sendo inexpressiva em relação ao futebol profissional. Alguns desportistas estavam decididos a reativar o futebol na cidade, fundando um novo clube. Em 1973 alguns desses desportistas, torcedores do Independente e do Atlético Chapecoense resolvem propor a fusão dos dois antigos clubes, e assim nasceu a Associação Chapecoense de Futebol.
Foi fundado em 10 de maio de 1973, com o objetivo de restaurar o futebol na cidade. [4] Com o propósito de reverter esta situação, alguns desportistas, jovens apaixonados pelo esporte, decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional para a cidade. De maneira geral, pode-se dizer que a Chapecoense, posteriormente um dos mais bem-sucedidos do futebol catarinense, surgiu da união dos clubes Atlético Chapecoense e Independente.
O clube ganhou destaque pela primeira vez após sua ascensão meteórica da Série D à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em apenas 6 anos. A Chapecoense conquistou esses acessos sendo terceira colocada, tanto na Série D de 2009 como na Série C de 2012, além de ser vice campeã da Série B de 2013.
Em 2016 o clube chegou a final da Copa Sul-Americana, mas não estava preparado para o que viria a acontecer. A caminho da final, as 22:15h do dia 28 de novembro de 2016, a aeronave utilizada para a viagem acidentou-se enquanto efetuava a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional José María Córdova, na Colômbia. As operações de resgate iniciaram-se imediatamente, porém 71 das 77 pessoas a bordo haviam falecido, sendo eles jogadores, dirigentes, membros da comissão técnica e jornalistas. Apenas seis pessoas sobreviveram.
O acidente causou comoção nacional e internacional, com o caso sendo relatado e acompanhado por todo o globo. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) cancelou a final da Copa Sul-Americana de 2016 e atendendo ao pedido do colombiano Atlético Nacional, que disputaria a final da Copa, os dirigentes da CONMEBOL decidiram declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016.
Duas semanas após o acidente, a equipe da Chapecoense iniciou os esforços de reconstrução do clube, obtendo jogadores diversos clubes brasileiros, que emprestaram ou negociaram os atletas.
Desde 2014 o clube fazia parte da elite do futebol nacional, mantendo-se na Série A mesmo após o acidente, porém na edição de 2019 a Chape foi rebaixada pela primeira vez em um campeonato a nível nacional. Já na temporada seguinte, em 2020, a Chapecoense conquistou o seu primeiro título nacional, vencendo a Série B e consequentemente conseguindo o retorno à elite nacional.
Dentre suas maiores glórias no futebol, destacam-se a conquista da já citada Copa Sul-Americana de 2016, sendo o único clube do estado de Santa Catarina a chegar em uma final de competição internacional, a Série B de 2020 e sete títulos estaduais.
Nossa versão em destaque foi feita com arte própria sob lentes de 45mm.
Comentários
Postar um comentário