DYNAMO DRESDEN, DA ALEMANHA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Sportgemeinschaft Dynamo Dresden e.V., uma agremiação esportiva sediada na cidade de Dresden, região leste da Alemanha. Foi uma das equipes mais populares e vitoriosas da época da República Democrática Alemã - também chamada de Alemanha Oriental. Ainda hoje o Dynamo Dresden não se encontra de todo recuperado da falência financeira causada pela incompetência dos seus gestores após a reunificação da Alemanha. 

Fundado em 1953 com o nome de Sportgemeinschaft Dynamo Dresden, o clube tem suas origens diretamente ligada à situação da então Alemanha Oriental. Em 1950 a a SG Dresden-Friedrichstadt, equipe vice-campeã da Oberliga, encerrou suas atividades depois que quase toda a equipe deixou o país.

Para fazer frente a essa perda, o governo interviu, utilizando a pequena equipe chamada Sportvereinigung Volkspolizei Dresden, existente desde 1948, que foi reforçada com atletas provenientes de toda parte da Alemanha Oriental e foi admitida na Oberliga na temporada 1950-1951. Em 1953, a agremiação foi renomeada SG Dynamo Dresden, fundindo-se com o SV Dynamo, a organização esportiva dos órgãos internos de segurança da República Democrática Alemã. No mesmo ano o clube venceu o seu primeiro campeonato da Alemanha Oriental, após já ter vencido um ano antes a primeira copa nacional da Alemanha Oriental.

Por ordem do governo federal, em 1954 a agremiação foi transferida para Berlin e foi renomeada SC Dynamo Berlim, com o objetivo de construir uma equipe forte na capital. A Dresdner SG Dynamo, foi inserida na 1. Liga, a segunda divisão do Campeonato da Alemanha Oriental e nos anos sucessivos viveu um período obscuro, chegando a disputar a quarta divisão, para depois retornar à Oberliga em 1962.

A equipe voltou a vencer apenas na década de 70, vencendo quatro Oberligas naquela década, sendo o primeiro a vencer a liga e a copa no mesmo ano, em 1977. 

Assim como o irmão - e rival - Dynamo Berlin, o clube vencia com certa frequência os campeonatos domésticos, mas não tinha vida longa nas disputas continentais. Um fato curioso aconteceu em 1973, quando o Dresden foi eliminado pelo Bayern de Munique, no primeiro e memorável duelo entre as equipes das duas Alemanhas na competição.

Durante a década de 80 a equipe voltou a vencer 3 copas e conquistou novamente a Oberliga na temporada 1988/89. Nessa época a equipe teve alguns problemas com a polícia acusando alguns jogadores de tentar fugir do país, prendendo alguns deles. Vale lembrar que desde 1962 o clube era obrigado a ceder seus jogadores de destaque para o Dynamo Berlin por intervenção direta do governo comunista.

Logo após a temporada 1989-1990, com a unificação da Alemanha, a equipe que em muda de nome de 1. FC Dynamo Dresden e vende o seus melhores atletas, Matthias Sammer entre eles. Durante os primeiros dois anos na Bundesliga, o time permaneceu no final da tabela de classificação, conseguindo todavia evitar a queda para a segunda divisão. Porém os problemas financeiros eram graves e em 1995 a Federação de Futebol Alemã não autorizou a inscrição do clube na primeira nem na segunda divisão da Bundesliga por motivos financeiros, relegando o Dynamo à divisão regional.

Apenas na temporada 2010/11 o clube conseguiu retornar a segunda divisão alemã, porém até hoje oscila entre a segunda e terceira divisão. Apesar de conseguir manter uma torcida e não sentir a antipatia que o Dynamo Berlin enfrenta, ainda hoje o Dynamo Dresden não se encontra de todo recuperado da falência financeira por conta da incompetente gestão que administrou o clube após a reunificação da Alemanha. 

Ao todo, a equipe venceu por 8 vezes a Oberliga (o campeonato da Alemanha Oriental), além de 7 copas.

Nossa versão foi montada em lentes de 42mm com arte baseada nos antigos Brianezi da chamada quarta fase.

Comentários