ESPANHOL, DA ESPANHA, DIRETO DA MÁQUINA DO TEMPO

Esse é o Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona, um clube de futebol da cidade de Barcelona, na Espanha. O amarelo foi a primeira cor adotada pelo clube, que pouco tempo depois mudou para o as cores branco e azul, que eram as do brasão do Almirante Roger de Lluria. Foi um dos fundadores da liga espanhola de futebol.

O Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona é um dos clubes mais antigos de toda Espanha, fundado em  1900 por alunos da Universidade de Barcelona com o nome de Sociedad Española de Fútbol, mudado alguns meses depois para Club Español de Fútbol. Em 1912, o clube, assim como vários outros, recebeu da Coroa Espanhola, pelo Rei Afonso XIII, a opção de ostentar a coroa real no emblema. Assim a equipe passou chamar-se Real Club Español de Fútbol. . 

Assim como o Nacional do Uruguai, o Espanyol tem esse nome pois na época de sua fundação adotava apenas jogadores nacionais (ao contrário de outros, que costumavam contar com britânicos na equipe).

Com a abdicação de Afonso XIII e o advento da República, todos os clubes Reais tiraram o "Real" de seus nomes, assim como a coroa de seus emblemas. A partir daí, a equipe adotou um nome mais republicano e em catalão, Club Esportiu Espanyol. Entretanto, após o golpe do General Franco em 1937, que instituiu um governo totalitário e que oprimia oficialmente as culturas não-espanholas (como a catalã e a basca), a equipa teve que renomear-se para Real Club Deportivo Español.

Após a Guerra Civil Espanhola, o rival Barcelona (que, até então, era um dos clubes compostos de britânicos, além de suíços) passa a se afirmar como representante do nacionalismo catalão e a falta da mesma atitude por parte do Español faz a equipa decair sua imagem ante aos catalães, sendo o time associado como um alinhado do poder de Madrid.

Apnas em 1995, 20 anos depois da morte do general Franco, o clube adotou novamente um nome catalão, Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona. A demora, entretanto, só fez reforçar a imagem de "colaborador" do governo espanhol, injusta ou não. Sua torcida do Espanyol é estereotipada como de não-catalães residentes na cidade de Barcelona, de catalães favoráveis à monarquia e/ou contrários à independência da Catalunha, porém há uma linha de nacionalistas catalães torcedores do clube que defendem que ele seria o legítimo representante do catalanismo em função de suas origens e pelo caráter local

Seus principais títulos no futebol profissional são quatro Copas do Rei, a última em 2005-06, e dois títulos da Campeonato Espanhol - 2ª Divisão, sendo o último agora na temporada 2020-21, que fez o clube voltar para a primeira divisão do país. Sua melhor classificação na primeira divisão foi o terceiro lugar, alcançado por três vezes.

No âmbito internacional, o clube foi vice campeão da Liga Europa da UEFA por duas vezes, em 1987-88 e 2006-07.

Nossa versão foi montada em lentes de 42mm, com arte semelhante aos antigos Brianezi da chamada quarta fase, direto para nossa linha de viajantes do tempo.

Comentários