PYRAMIDS FC, DO EGITO

Esse é o Pyramids Football Club, um clube egípcio da cidade de Assiute, o mais jovem novo rico do pedaço. Com um gigantesco investimento financeiro e sob a promessa de ser a "nova geração de times esportivos do Oriente Médio" a equipe ganhou destaque na mídia brasileira ao comprar o meia Rodriguinho do Corinthians. Um pouco depois também comprou o atacante Keno do Palmeiras.

Foi fundado em 2008 como Al-Assiouty. O clube fazia campanhas medianas, sem se destacar, até que em 2018 foi comprado pelo bilionário árabe Turki al-Sheikh, ex-presidente honorário do Al-Ahly e autoridade geral do esporte na Arábia Saudita (cargo similar ao de Ministro dos Esportes no Brasil). De imediato o novo dono trocou o nome do clube para Pyramids Football Club.

Tradicionalmente, equipes gerenciadas pela iniciativa privada no Egito não tem grande apoio, já que a maioria do país torce para os tradicionais rivais Al-Ahly ou Zamalek, do Cairo. O rompimento entre o sheik e o Al-Ahly não foi lá dos mais amigáveis, o que também gerou bastante ressentimento por parte da torcida.

Embora ainda não tenha conquistado um título, o clube foi vice-campeão da Copa do Egito da temporada 2018/19 e vice-campeão da Copa dos Campeões Africana 2019/20. 

A qualidade das contratações leva alguns fãs de futebol a crer que a hegemonia do Al-Ahly pode finalmente ser ameaçada; seria este o nascimento de um novo grande clube? Outros, mais céticos, desconfiam que Turki não tenha um projeto de clube para ser mantido no longo prazo. Resta saber se o trabalho e o pesado investimento vieram para ficar ou se é só mais um brinquedo na mão de um bilionário, como já vimos acontecer em outros clubes.

Nossa versão foi feita em lentes de 42mm com arte semelhante aos antigos Brianezi.

Comentários