Esse é o Estrela Futebol Clube, o time da HQ Dico, o Artilheiro (Dick the Gunner, no original). A história em quadrinhos foi publicada primeiro nos EUA, depois traduzida para vários idiomas e produzida no Brasil na década de 1970.
A série foi encomendada em 1971, nos EUA, quando a King Features Syndicate (distribuidora de tiras de quadrinhos para jornais) encomendou ao quadrinista argentino José Luis Salinas uma série com o futebol como tema central, na tentativa de conquistar o público norte-americano, aproveitando todo o então forte impacto da Copa de 70, realizada no México.
O veterano Salinas foi um dos principais nomes dos quadrinhos argentinos de todos os tempos, criador do Cisco Kid, personagem que o acompanharia por quase 20 anos com o qual o autor venceu todos os prêmios possíveis na Argentina, além de ser premiado no festival de Lucca (Itália) de 1976 com o troféu Yellow Kid, conhecido como o Oscar dos quadrinhos. A escolha se mostrou muito acertada para desenvolver “Dick the Gunner”, que foi o último projeto de quadrinhos desenvolvido por José Luis Salinas.
Dico estreou oficialmente em 1973, inicialmente em alguns jornais dos Estados Unidos. Pouco depois, foi traduzido em vários países. Argentina, Portugal, Inglaterra, México e o Brasil foram os países onde a série fez mais sucesso. As histórias chegaram ao Brasil em 1975, através da extinta RGE – Rio Gráfica e Editora traduzida como Dico, o artilheiro. Em revista própria, Dico aparecia ao lado de reportagens sobre futebol e trazia muitos brindes, como figurinhas e adesivos para times de botão.
Existe uma discussão sobre o nome escolhido no Brasil. Alguns dizem que Dico tinha alguma relação com Zico, craque do Flamengo e da seleção nas décadas de 70 e 80. Outros dizem que o nome é apenas uma adaptação de Dick, o nome original do personagem.
Nossa versão foi montada em lentes de 42mm com arte inspirada nos antigos modelos da Ki-Gol, trazendo antiga fonte da Adidas, usada exaustivamente nos uniformes de futebol das décadas de 70 e 80.
Comentários
Postar um comentário