Esse é nossa segunda versão do Jabaquara Atlético Clube, uma agremiação esportiva da cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.
Foi fundada em 1914 por um grupo de jornaleiros espanhóis com a união de associações esportivas de imigrantes europeus na região de Santos, reunindo-se em torno do atual bairro do Jabaquara. Para dar nome à nova equipe foram dadas várias sugestões, entre elas Nova Cintra e Jabaquara. Foi quando um senhor negro, ex-escravo, entrou e propôs: Espanha, que foi logo aceito por todos, e fundaram o Hespanha Foot Ball Club, conforme grafia da época.
A sua primeira partida oficial ocorreu em 1916, contra o Clube Afonso XIII. Nos anos de 1918 a 1920, conquistou a "Taça Grande Café D'Oeste" e participou como convidado na inauguração do estádio da Associação Atlética Portuguesa.
Estreou em competições profissionais no ano de 1927 no Campeonato Paulista organizado pela LAF (Liga dos Amadores de Futebol), conseguindo de cara um vice-campeonato. Em 1927, o Hespanha enfrenta seu primeiro adversário internacional com uma vitória de 3x2 contra a Seleção de Buenos Aires.
No início da década de 1940, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade de mudança do nome, passando a denominar-se Jabaquara Atlético Clube em homenagem ao seu bairro de origem, gerando o popularizado apelido de "Jabuca".
Em virtude das crises financeiras vividas desde a década de 1940, em 1967 o Jabaquara passa a se dedicar a equipes amadoras, deixando o futebol profissional, para retornar somente em 1977 inserido na Terceira Divisão (atual A-3). Desde então o clube alterna entre a Segunda Divisão (atual A-2) e a Terceira Divisão.
Seus títulos no futebol profissional são um Campeonato Paulista Série A2 (1927), um Campeonato Paulista – Série A3 (1993) e um Campeonato Paulista – Série B3 (2002).
Feito em lentes de 45mm com arte semelhante aos antigos Crak´s, direto para nossa sessão de viajantes do tempo.
Comentários
Postar um comentário