RATATÁ FC, DE SÃO PAULO-SP

Esse é o Ratatá Futebol Clube, uma equipe de futebol amador da comunidade de Heliópolis, da zona sul da capital paulista. É o time mais conhecido entre as mais de cem equipes existentes em na comunidade.

Fundado em 1997 com o intuito de dar voz à população local, que é formada basicamente por migrantes. Foi para promover jogos e levar distração aos moradores da comunidade. Tudo começou na segunda metade da década de 1990, quando as ruas da comunidade eram de terra batida e não havia iluminação pública, água e esgoto. Havia muito espaço para a prática do futebol. Na época os fundadores do clube já tinham outro time, o Cepes de Picos, em que só jogava gente da família, mas então decidiram fazer um time que não fosse do Piauí, mas de São Paulo. Foi assim que nasceu o Ratatá.

A escolha do nome tem relação ao contato frequente com o cenário do rap paulistano. O termo "Ratatá" surgiu da letra de uma música dos Racionais MC’s que fazia bastante sucesso na época da fundação do novo clube.

O Ratatá segue o modelo de quase todos os clubes da várzea: a sede fica em uma pequena edificação, os atletas recebem cachê e, em dias de jogos, uma bateria e torcedores acompanham o time. O carinho dispensado pela comunidade ao Ratatá fez com os diretores implantassem uma estratégia de marketing, que arca com as despesas do clube hoje em dia. Tudo começou com os adesivos para colar nos vidros dos carros e, depois, onde o comprador quiser. A linha de produtos se diversificou e hoje são comercializados bolsas, bonés, canecas, chaveiros, bermudas, camisas, blusões de nylon e outros artigos. Hoje o clube tem uma loja no Shopping Heliópolis (Estrada das Lágrimas, 2008, loja 10).

Vencedor de vários torneios, um dos mais importantes foi a conquista, de forma invicta, da Copa Garanhão de Futebol Amador de 2017. Uma outra lembrança guardada com muito carinho por todos os torcedores foi a visita de Zinedine Zidane ao clube, onde deixou uma camisa autografada da seleção francesa, guardada e exposta com muito orgulho na sede do clube.

Comentários