Esse é o Rio Preto Esporte Clube, mais conhecido somente por Rio Preto, um clube brasileiro de futebol da cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo.
Foi fundado em 1919 por um grupo de jovens da cidade. Nessa época já existia em na cidade uma agremiação conhecida apenas por “Esporte Clube”, composta por elementos ligados às firmas comerciais de São José do Rio Preto. Procuraram então seus diretores e propuseram-lhes a fusão dos dois clubes. Assim, o clube fundado passou a chamar-se Rio Preto Esporte Clube, como homenagem ao clube extinto.
A primeira apresentação do “Rio Preto Esporte Clube” foi com o Clube Atlético Imperial da cidade de Taquaritinga. Depois da primeira apresentação, mesmo tendo sido derrotado, os convites para exibições não paravam de chegar, e estudos eram feitos e os melhores eram acolhidos.
No início do século XX, São José do Rio Preto tinha duas equipes que rivalizavam-se no futebol da cidade: o Rio Preto Esporte Clube, (fundado em 1919) e o Palestra (fundado em 1929). Com a profissionalização, Rio Preto e Palestra seguiram caminhos distintos. O Palestra ficou no amadorismo e o Rio Preto seguiu sozinho no profissional.
Ao contrário do que seu nome sugere, o uniforme do time é alviverde. O apelido de "Glorioso" deu-se devido a uma boa fase da equipe que passou um largo período sem conhecer o sabor de uma derrota, pois o clube já contava com um elenco ora formado por jogadores arrebanhados das agremiações vizinhas.
É uma das equipes mais tradicionais do interior paulista, passou a maior parte de sua história disputando o Campeonato Paulista da série A2 (segunda divisão). Em 2007, a equipe conquistou o vice-campeonato da série A2 do Campeonato Paulista, sendo promovido a primeira divisão estadual pela primeira vez em 2008, sendo rebaixado no mesmo ano para a série A2 do paulistão.
Montado em lentes de 45mm com arte no estilo duas faixas, esse é um dos poucos postados por aqui que não fui eu que fiz, mas sim um amigo. Bonito, não?
Comentários
Postar um comentário