Esse é o Sunderland Association Football Club, um clube de futebol inglês situado em Sunderland, Tyne and Wear, nordeste da Inglaterra. Embora tenha 6 títulos de campeão inglês no currículo, atualmente disputa a EFL League One (a terceira divisão inglesa).
O clube foi fundado por um professor em 1879 como Sunderland and District Teachers AFC. Todavia, foi registrado formalmente em 1880, renomeado para Sunderland AFC, tornando-se aberto para mais pessoas além de professores em outubro de 1880.
Os Black Cats juntaram-se à Football League, (então primeira divisão), na temporada de 1890-1891 e um ano depois a equipe sagrou-se campeã. Conseguiram o bicampeonato na temporada seguinte, com a ajuda do então centroavante do clube, o escocês John Campbell. O atacante quebrou a marca de 30 gols pela segunda vez em temporadas consecutivas. No caminho, eles se tornaram o primeiro time a marcar 100 gols em uma temporada, um feito não igualado até 1919–20, quando o West Bromwich Albion estabeleceu um novo recorde.
Ficaram em segundo na temporada de 1893-94, atrás do Aston Villa. No entanto, eles recuperaram o título na temporada de 1894-95. Campbell veio a se tornar o artilheiro da liga pela terceira vez e destaque principal da equipe em suas três primeiras conquistas
A princípio, os jogadores escoceses foram fundamentais para o sucesso do clube, os chamados Scotch Professors. O apelido baseava-se no distinto estilo de jogo escocês, descrito na época como o “futebol combinado” que tinha como característica um jogo de passes, com maior trabalho em equipe, em oposição ao estilo individualista de dribles, comum na Inglaterra no momento. Essa forma de jogar mudou o futebol inglês.
Essa preferência por jogadores escoceses fez com que o clube se envolvesse em escândalos referentes a pagamentos de jogadores na época do esporte amador, gerando multas, atritos com a federação, com os outros clubes e outros torcedores.
O final da década de 1950 foi um dos piores para o clube, quando se envolveram em um grande escândalo financeiro em 1957 por fazer pagamentos a jogadores acima do salário máximo. Foram multados em £ 5.000 (£ 121.000 de hoje), e seu presidente e três diretores foram suspensos. No ano seguinte, o Sunderland foi rebaixado da divisão mais alta pela primeira vez em seus 68 anos de história da liga. Desde então vive uma rotina de acessos e rebaixamentos.
Conseguiram um período de relativa estabilidade ao ficarem 10 anos na Premier League entre as temporadas 2006/07 e 2016/17. Nessa última temporada o clube fez a pior campanha da Premier League e foi rebaixado. Para o desespero dos seus torcedores, na temporada seguinte o clube foi o último na Championship e caiu para a terceira divisão inglesa, onde permanece até hoje.
Ao todo o Sunderland venceu 6 Campeonato Ingleses, sendo o último na temporada 1935/36. Venceram duas Copas da Inglaterra, cinco Segunda Divisão Inglesa, a última em 2006/07.
Nossa versão foi montada em lentes de 45mm no estilo duas faixas.
Comentários
Postar um comentário