1.FC SAARBRÜCKEN, DA ALEMANHA

Esse é o 1. FC Saarbrücken, uma agremiação esportiva alemã com sede na cidade de Saarbrücken. É um caso raro de clube alemão que já foi campeão da segunda divisão francesa. Recuperando-se de uma grave crise financeira, desde a temporada 2010-11 milita na 3. Liga, a terceira divisão do Campeonato Alemão.

O clube nasceu em 1903 como parte do Turnverein Malstatt. Separou-se do clube original em 1907 e adotou o nome de FV Malstatt-Burbach, renomeado em 1909 como FV Saarbrücken.

A primeira liga que o Saarbrücken disputou foi, em 1935, a Gauliga Südwest, uma das dezesseis divisões regionais estabelecidas pela entidade que comandava o futebol alemão, sob o Terceiro Reich. Em 1940, foi transferido para a Gauliga Südwest-Saarpfalz, pela qual vence no ano sucessivo. Em 1943, ganha novamente a divisão, mas é derrotado por 3 a 0, nos playoffs, pelo Dresdner SC. Durante os últimos anos de guerra, 1943-1945, a equipe jogou com o nome de Kriegsspielgemeinschaft Saarbrücken juntamente com o SC 07 Altenkessel.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as autoridades aliadas desmantelaram todas as associações alemãs, incluindo as futebolísticas. Em 1945, a agremiação foi refundada com o nome de 1. FC Saarbrücken. Jogou as primeiras três temporadas na Oberliga Südwest-Nord (primeira divisão), vencendo-a em 1946.

Naqueles anos a região do Sarre foi ocupada pelas autoridades francesas que fizeram demasiados esforços para que a mesma se unisse à França, ou que ao menos se separasse da Alemanha. Esse fato no esporte é notável, pois o Sarre participou como nação independente nas Olimpíadas de 1952 e nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954.

Por conta disso, por um breve tempo foi criado um campeonato de futebol, a Saarland Ehrenliga, mas devido à diferença das outras equipes, o Saarbrücken não quis disputar esse campeonato fictício, preferindo se transferir para a segunda divisão do campeonato francês, sob o nome de FC Sarrebruck. Venceu facilmente a divisão com seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Girondins de Bordeaux, mas não pôde disputar a primeira divisão, pois criaria um grande embaraço para a Federação Francesa de Futebol ter em suas fileiras uma equipe alemã. Por conta desse fato, o clube se retirou do campeonato francês, jogando os dois anos seguintes apenas amistosos.

Durante a temporada 1949-1950, organizou a Internationaler Saarland Pokal (Copa Internacional do Sarre). O clube jogou várias partidas contra equipes provenientes da Áustria, Chile, Dinamarca, França, Suécia, Suíça, Iugoslávia e também do Brasil (Atlético Mineiro). O torneio foi suspenso, em 1952, a partir de um pedido da Federação de Futebol Alemã.

O time retornou ao campeonato alemão, em 1952, sendo inserido na Oberliga Südwest. Venceu a divisão mas foi derrotado na final por 2 a 1 pelo VfB Stuttgart. Nos anos seguintes venceu apenas uma vez a Oberliga, em 1961.

Em 1963, foi criada a Bundesliga, unificando as diversas ligas alemãs. Dezesseis equipes deveriam ser selecionadas segundo critérios de apresentação, finanças e posição geográfica para que a nova competição envolvesse toda a nação. As primeiras oito foram escolhidas com base em resultados nas divisões regionais e nas fases nacionais. A escolha, pelo que tange ao Sarre, que recaiu sobre o Saarbrücken, dessa vez foi objeto de muita polêmica, pois quanto aos resultados mereciam ter sido escolhidos o FK Pirmasens e o Wormatia Worms, porém a agremiação tinha relações muito cordiais com um dirigente da época, que forçou a escolha do Saarbücken.

Os outros clubes que participaram da primeira temporada da nova liga profissional de futebol alemã, a Bundesliga, foram de Eintracht BraunschweigHamburger SVBorussia DortmundFC KölnDuisburgPreußen MünsterKarlshuherWerder Bremen1.FC NürnbergEintracht FrankfurtKaiserslauternSchalke 04TSV 1860 MuniqueVfB Stuttgart e Hertha BSC.

Ao fim da primeira temporada, o clube foi castigado, sendo rebaixado para a Regionalliga Südwest, o segundo módulo do campeonato. Conseguiu a promoção à Bundesliga apenas em 1976, após ter conseguido o segundo lugar na Zweite Bundesliga.

Após um longo período de ascensões e quedas, na temporada 1995 a equipe foi envolvida por uma grave crise financeira e acabou rebaixada de maneira forçada à Regionalliga West/Südwest. Desde então o time alternou participações da segunda à terceira divisão. Em maio de 2010, o time se sagrou campeão da Regionalliga Oeste na temporada 2009-2010 e conseguiu o acesso para a terceira divisão após duas promoções consecutivas, onde permanece até hoje.

Com diversos títulos em ligas regionais, suas principais conquistas são dois títulos da segunda divisão alemã e um da segunda divisão francesa.

Nossa versão foi feita com arte própria em lentes de 45mm. Foi o último clube dentre os 16 fundadores da Bundesliga que fizemos por aqui.

Comentários