O grande Bayern München, da Alemanha, é sem dúvida um dos clubes mais retratados por aqui. Seu nome significa Bávaros de Munique e o detalhe em azul e branco em seu emblema atual é justamente a bandeira da Baviera (ou Bavária). Como a bandeira da cidade de Munique é amarela e preta, dificilmente veremos o clube vestindo essas cores, devido à recente rivalidade com o Borussia Dortmund.
O clube foi fundado em 1900 por ex-jogadores do extinto MTV 1879, que estavam cansados das condições nas quais tinham de jogar e se reuniram para rescindir com sua equipe e criar o Schwabinger Bayern. Em 1906, devido a problemas financeiros e para resolver um problema de disponibilidade de campo, o Bayern uniu forças com o Münchner Sport-Club (MSC), mas ainda assim manteve sua independência no futebol. A única concessão feita foi usar as cores do clube MSC, que eram shorts vermelhos e camisas brancas - as cores ainda usadas pelo FC Bayern até os dias atuais.
Em 1926, o clube conquistou o título alemão regional sul e, seis anos depois, conseguiu o primeiro título nacional: venceu o Eintracht Frankfurt no final. O Bayern sofreu com o período do Terceiro Reich (1933 – 1945), como se autodenominou o governo nazista. Tendo judeus em sua estrutura – a época seu próprio presidente e o treinador da equipe foram obrigados a se afastar. Sofreu bastante pressão política, culminada pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. As sanções sofridas pela Alemanha no período posterior ao conflito mundial também foram sentidas pelo futebol local.
Embora hoje o Bayern seja o maior campeão da Bundesliga, ironicamente o gigante não foi um dos clubes fundadores da liga em 1963. Os 16 clubes fundadores foram o Kaiserslautern, Eintracht Braunschweig, Hamburger SV, Borussia Dortmund, FC Köln, Duisburg, Preußen Münster, FC Schalke 04, Werder Bremen, FC Saarbrücken, Eintracht Frankfurt, Karlsruher SC, FC Nürnberg, TSV 1860 Munique, VfB Stuttgart e Hertha BSC. O Bayern ingressou na primeira divisão nacional dois anos depois e seu primeiro título neste certame aconteceu na temporada 1968/69.
Coincidentemente, ainda em 1963 um jovem jogador chamado "Franz Beckenbauer" chegou ao clube depois de uma discussão com os diretores do seu antigo clube, o TSV 1860 München, na época o maior da cidade. No Bayern já jogava um jovem goleiro chamado Sepp Maier e na frente um homem a quem o treinador chamava de "pequeno gordo". Anos depois esse apelido seria substituído por outro, que o mundo conheceu anos depois como "Torpedo Muller". Esse jogadores foram a base para o período de maior sucesso do clube, em meados da década de 1970. Sob a liderança de Franz Beckenbauer, ganhou por três vezes seguidas a Liga dos campeões da UEFA (entre 1974 e 1976). Aquele time é reconhecido até hoje como uma das maiores equipes de todos os tempos do futebol mundial.
Atualmente, o Bayern já conquistou 30 títulos do Campeonato Alemão e 20 da Copa da Alemanha. Em nível internacional, o Bayern venceu 6 edições da Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA, 1 da Liga da Europa da UEFA, 1 da Recopa Europeia e 1 da Supercopa Europeia, sendo um dos cinco únicos times a ganhar as três principais competições da Europa (Liga dos Campeões, Liga Europa, e a Recopa Europeia). Somam-se a sua galeria 2 Taças Intercontinentais e 2 Campeonatos do Mundo de Clubes da FIFA.
Em 2013, o clube conquistou uma tríplice coroa (venceu a Liga dos Campeões da UEFA, a Bundesliga e a Copa da Alemanha) e em 2020 conquistou novamente tornando-se o primeiro clube alemão e o sétimo da Europa a conquistar esse feito.
A versão em destaque é uma réplica de um modelo antigo da Crakes. Você pode ver mais algumas versões que fizemos clicando aqui. Abaixo você pode ver mais duas versões originais feitas pela mesma Crakes, de Campinas. É exatamente a mesma arte, mas um fica feio (vermelho) e o outro fica lindo (branco). Coisa de maluco, não?
Comentários
Postar um comentário