Esse é o Cruzeiro Esporte Clube, uma associação poliesportiva brasileira, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Já foi considerado um dos maiores clubes de futebol do Brasil e da América do Sul, mas infelizmente as últimas péssimas administrações têm contribuido para mudar esse status.
Fundado em 1921, por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte, com o nome de Società Sportiva Palestra Itália. As cores adotadas foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco. Em 1922, o clube compra um terreno pertencente à prefeitura, onde hoje fica o Parque Esportivo do Cruzeiro. Em 1923 inaugura seu estádio, no Barro Preto, construído por jogadores e associados a maioria da colônia italiana de Belo Horizonte, composta em grande parte por operários de construção civil.
Além de se caracterizar como uma equipe de descendentes de italianos, o Palestra também destacava-se por possuir elementos da classe trabalhadora da cidade. No corpo social do Palestra, prevaleciam homens da profissão de pedreiros, policiais, pintores, comerciários e marceneiros, que eram os filhos dos imigrantes que vieram construir a capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 1894, e que herdaram de seus pais a mesma profissão.
O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa verde, calção branco e meias vermelhas. O clube foi restrito apenas a participação de elementos da colônia até o ano de 1925, quando é retirada do estatuto do clube uma cláusula que impedia a inscrição de atletas e associados que não fossem de origem italiana. Isso abre as portas para colaboradores de qualquer origem. O primeiro jogador de outra nacionalidade que o clube recebeu foi Nereu, que era da colônia sírio-libanesa e jogava no Sírio Horizontino.
A primeira conquista significativa oficial e reconhecida do Palestra é o tricampeonato mineiro entre 1928 e 1930, sendo os dois últimos de forma invicta. O crescimento do time na cidade força as outras grandes equipes da época a se organizarem e em 1933 criam a primeira liga profissional do estado, a Associação Mineira de Esportes.
Em 1942 o clube foi rebatizado para seu nome atual - em referência ao Cruzeiro do Sul - por imposição do governo federal que na época proibiu o uso no país de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Hoje vive uma grave crise financeira causada por péssimas administrações em uma passado recente, o que causou a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Tem no seu currículo como principais conquistas dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores e um da Recopa Sul-Americana. No âmbito nacional, a raposa detém quatro conquistas no Campeonato Brasileiro (uma delas como Taça Brasil) e seis da Copa do Brasil, sendo o maior vencedor dessa competição.
Atualmente o clube vem pagando pelas péssimas administrações nos últimos anos. Está há dois anos na Série B, e nesse período ficou mais próximo de cair para a Série C do que de voltar para a Série A.
De todas as versões do Cruzeiro que já fizemos por aqui, acredito que essa em destaque seja a mais bonita. Abaixo você pode ver mais algumas versões.
Comentários
Postar um comentário