RAYO VALLECANO, DA ESPANHA, DE ROUPA NOVA

Esse é o Rayo Vallecano de Madrid, Socided Anoninia Deportiva, um clube de futebol sediado no bairro de Vallecas, em Madrid, Espanha. É conhecido pelo engajamento político esquerdista de sua torcida, tal como o clube alemão St. Pauli, o que desenvolveu amizade entre os dois clubes.

Foi fundado em 1924 como Agrupación Deportiva El Rayo, mudando o nome para Agrupación Deportiva Rayo Vallecano em 1947. 

Considera-se que o clube tem porte "de bairro", com torcida limitada à sua região de Vallecas. Além de ser um clube de futebol, o Rayo também é uma fundação social, que apoia iniciativas relacionadas ao esporte como meio de educação física e moral. A região onde se situa está na área economicamente modesta de Madrid, repleta de conjuntos habitacionais e ponto de chegada de migrantes humildes de outros países ou outras regiões espanholas, sendo o distrito com maior índice de desemprego na cidade. Exatamente em Vallecas surgiram os primeiros movimentos sindicais e sociais na capital. Tal contexto gerou na torcida rayista um tradicional engajamento político de viés esquerdista, com torcedores do clube estando entre os líderes da greve geral espanhola de 2012.

Até 1949, o time usava camisas e shorts brancos. Após ascender à primeira divisão, foi fechado um acordo com o Atlético de Madrid na qual os colchoneros cederiam alguns jogadores ao clube. Em troca, o Rayo Vallecano teria colocar algo de cor vermelha no uniforme para se diferenciar do arquirrival Real Madrid. Como na época o argentino River Plate era um time na moda na Europa, os dirigentes decidiram homenagear os argentinos colocando uma faixa vermelha diagonal no uniforme. O acordo com o Atléti duraria apenas uma temporada, mas o novo design acabou ficando.

Esse episódio estreitou os laços entre Rayo Vallecano e River Plate. Em 1952, alguns dirigentes do clube aproveitaram que o argentino River Plate fariam um jogo contra o Real Madrid na cidade e se apresentaram aos dirigentes argentinos, mostrando sua admiração pelo clube, dando-lhes uma foto da equipe rayista autografada pelos jogadores. Os argentinos responderam dando ao Rayo dois conjuntos de seus uniformes, com as famosas camisas brancas com a faixa vermelha, que permanece na camisa rayista até hoje, originando uma amizade entre ambos os clubes.

Recebeu, no ano de 1977/78, a alcunha de Matagigantes, após derrotar Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valencia e Atlético de Bilbao na mesma temporada. Além disso, atingiu as quartas-de-final da Copa da UEFA em 2000-01, tendo aplicado a maior goleada daquela edição (10×0 no Constelació Esportiva, de Andorra) e deixado pelo caminho clubes como Lokomotiv Moscou (Rússia) e Bordeaux (França).

Seus títulos no futebol profissional são uma Terceira Divisão Espanhola em 2007/08 e uma Segunda Divisão Espanhola na temporada 2017/18. 

O clube já foi a principal força espanhola no futebol feminino, tendo conquistado a Taça da Rainha e três campeonatos espanhóis, todos durante o mandato de Teresa Rivero, que foi presidente do clube de 1994 até 2011, a primeira presidente mulher de um clube de futebol espanhol.

Além disso, duvido você assistir esse vídeo e não se arrepiar:

Já fizemos um modelo desse clube, essa é a nossa segunda versão, dessa vez montada em lentes de 45mm com arte própria.

Comentários