SELEÇÃO DA INGLATERRA

Essa é a minha mais nova versão da seleção inglesa de futebol. A equipe é administrada pela Football Association, a instituição que administra o futebol na Inglaterra, e representa a nação nas competições internacionais de futebol da FIFA e da UEFA, como a Copa do Mundo e a Eurocopa. A Inglaterra é uma das duas mais antigas seleções nacionais de futebol do mundo; juntamente com a Escócia com a qual disputou a primeira partida oficial entre seleções em 1872.

Em 1884, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, começaram a disputa do Home Championship, uma espécie de 'Copa do Reino Unido'. O torneio tinha periodicidade anual e foi disputado até 1984, sendo que a equipe inglesa sagrou-se campeã em cinquenta e quatro oportunidades.

A Seleção Inglesa juntou-se à FIFA em 1906 e disputou suas primeiras partidas contra seleções fora das Ilhas Britânicas numa turnê pela Europa Central em 1908. Venceu em casa a Copa do Mundo de 1966 quando derrotou na final a Alemanha Ocidental por 4–2 na prorrogação. A melhor performance em mundiais desde então foi em 1990 e 2018 quando chegou as semi-finais, terminando na Quarta Colocação. A Inglaterra nunca venceu o Campeonato Europeu de Futebol, sua melhor performance foi na edição de 2020, quando chegou a final, a qual perdeu nos pênaltis para a Seleção Italiana.

Nas Olimpíadas, como o Comitê Olímpico Internacional não aceita seleções de representação regional, a Inglaterra nunca disputou o futebol olímpico, e sim o Reino Unido, cuja seleção de futebol, normalmente composta basicamente por ingleses amadores, deixou de disputar as eliminatórias olímpicas em 1971. Como Grã-Bretanha, obteve três medalhas de ouro: 1900, 1908, 1912. Em 2012, uma Seleção do Reino Unido formada apenas por ingleses foi especialmente formada para as Olimpíadas de Londres, uma vez que o país anfitrião tem vaga automática.

O escudo utilizado pela seleção inglesa é um dos mais conhecidos no mundo do futebol e tem origem no brasão de “Armas Reais da Inglaterra”, criado para simbolizar o país e seus monarcas, ainda na idade média. O leão, “Rei da Selva”, foi o escolhido como símbolo máximo dos ingleses. O primeiro rei inglês a adotar um leão no brasão nacional foi Henrique II, coroado em 1154, mas foi Ricardo I “Coração de Leão” quem decidiu adotar precisamente três para distinguir a monarquia inglesa das outras, criando o chamado Brasão de Gules - que tem fundo vermelho e 3 leões dourados.

Os criadores do escudo da Football Association adaptaram o Brasão de Gules e o transformaram no que vemos hoje, alterando o fundo para branco, assim como a cor dos leões para azul marinho, e adicionando 10 Rosas de Tudor, ou Rosa da Inglaterra, em referência ao mês de outubro (10), no qual a associação foi concebida. As cores foram escolhidas inspiradas na bandeira nacional.

Nossa mais nova versão foi feita para a disputa do Mundialito 1980, mas acabou ficando de fora na última hora. Feita em lentes de 45mm com arte própria.

Comentários